O presidente nacional do PDT e ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, garantiu ontem que o partido está de portas abertas para receber o senador Alvaro Dias, que estaria pensando em deixar o PSDB em busca de outra legenda para disputar as eleições de 2018. Lupi negou, porém, que já tenha havido qualquer conversa com o tucano. E fez uma ressalva: Nosso partido é como igreja, está sempre de portas abertas. Mas quem quer não pode entrar querendo já ser bispo ou cardeal. Tem um rito.

Momento
Lupi também minimizou o fato do prefeito Gustavo Fruet (PDT) aparecer nas pesquisas mais recentes como segundo colocado nas intenções de voto para a eleição em Curitiba, no ano que vem, e com índice de reprovação de mais de 60%. Segundo o dirigente, o resultado é momentâneo e reflete uma situação de crise nacional que atinge todos os níveis de governo. Para Lupi, Fruet tem todas as condições para se recuperar até a disputa de 2016.

Projeto
Presidente do PSDB do Paraná, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, desconversou hoje sobre a possibilidade do Alvaro Dias deixar o partido. Traiano se limitou a comentar que Alvaro é uma grande liderança, e opinou que o senador tenha um projeto nacional, por isso as conversas com outros partidos. Segundo as informações de bastidores, Alvaro teria intenção de disputar a presidência da República em 2018, e poderia deixar o ninho tucano em busca de outra legenda para suas pretensões, já que no PSDB, a vaga já é disputada pelo senador Aécio Neves (MG), além do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador José Serra (SP). Entre os partidos que ele estaria conversando estariam o PSB e o PDT.

No ataque
O governador Beto Richa (PSDB) voltou a criticar a APP-Sindicato, ontem, ao afirmar, durante encontro com prefeitos, que a greve dos professores só terminou depois que o governo divulgou os salários da categoria. Richa culpou ainda o sindicato pela queda da nota da rede pública de ensino do Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no ano passado. Em Curitiba, quando era prefeito, dei 70% de aumento aos professores. E, lá, atingimos o maior Ideb do Brasil. Aqui, não conseguimos, porque na pauta dos sindicatos, nunca consta a qualidade do ensino. É só salário, gratificação e hora-atividade, afirmou o tucano.

Até o fim
Parlamentares da base do governo na Assembleia criticaram, ontem, a decisão do secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, de fechar as delegacias regionais da Receita Estadual em União da Vitória e Foz do Iguaçu. Um dos mais irritados é o deputado Hussein Bakri (PSC), que tem base eleitoral em União da Vitória, e vinha sendo um dos mais aguerridos defensores do governo desde o início da crise envolvendo os servidores e professores. Ele prometeu ir até o fim para esclarecer os motivos do fechamento, que segundo Bakri, não foi explicado aos parlamentares governistas.

Prioridade
Segurança pública – em especial reforço no policiamento – está entre as principais reivindicações apresentadas por vereadores de Curitiba em requerimentos na Câmara Municipal, no primeiro semestre. Dos 161 requerimentos, 45 são voltados à segurança pública, segundo levantamento da Casa.