Um Oficial de Justiça destacado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) vai acompanhar, pelo Centro de Controle Operacional da Urbs, o cumprimento da determinação de circulação da frota mínima de ônibus durante a paralisação de motoristas e cobradores.

O Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba (Sindimoc) foi notificado no meio da tarde desta quarta-feira (15/03) da decisão de colocar em circulação uma frota operacional mínima de 50% nos horários de pico e de 40% nos demais horários do dia.

A desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu estabeleceu ao sindicato multa de R$ 100 mil por hora em caso de descumprimento da decisão. Até às 18h30, a Urbs constatou o retorno de 2,5% dessa frota, que deve ser de aproximadamente 700 ônibus nos picos e de 300 a 400 nos demais horários.

São quatro picos por dia, sendo o de maior volume pela manhã, entre 6h30 e 8h30. Os demais são 11h30 às 13h30; 17h30 às 19h30 e 22h às 23h. A urbs divulgou tabela da frota mínima com as linhas e quantidade de ônibus que o sindicato deve cumprir. Clique aqui para visualizar a tabela

Lotação

Mesmo após a volta da frota mínima determinada pela Justiça, a Urbs decidiu manter os 870 veículos cadastrados nesta quarta-feira (15/03) a continuar fazendo o transporte de passageiros fora das canaletas dos ônibus. A URBS não fará, por enquanto, novos cadastramentos.

As lotações credenciadas pela Urbs darão suporte para a população durante a greve de motoristas e cobradores, mas ficam automaticamente descredenciadas a partir da volta total dos ônibus.