O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), conselheiro Durval Amaral, apresenta, amanhã, às 15 horas, o resultado de um estudo do Tribunal de Contas no sistema carcerário do Paraná. O trabalho foi realizado durante 60 dias e concluído nesta semana, por um grupo formado por oito analistas e técnicos de controle.

Auditoria
A partir deste estudo será instaurada auditoria integrada, para avaliar a eficácia do gasto público no setor. No decorrer do levantamento, inicialmente previsto no sistema prisional, foi necessário ampliar o escopo da avaliação para o sistema carcerário. Assim, o trabalho abrangeu, além das 33 penitenciárias, também a situação das 174 cadeias e carceragens existentes no Estado.

Aclamação
A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) elege sua nova diretoria na próxima segunda-feira, em Curitiba. A chapa que disputará a eleição, encabeçada pelo prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto (PSDB), denomina-se Paraná Unido, terá mandato de dois anos e será eleita por aclamação na assembleia dos prefeitos.

Verve
O jornalista Luiz Geraldo Mazza lança seu primeiro livro num formato tradicional – A Verve e o Verbo – hoje, às 19 horas, no bar Brahma, em Curitiba. Os textos reunidos são exemplos de todas as fases de seu trabalho e dos estilos que abraçou, desde reportagens, análises e ensaios até contos, crônicas e poemas. O livro que lança agora acaba por formar um mosaico da história do Paraná e das grandes discussões travadas no Estado nos últimos 50 anos, pelo menos.

Chope
O Ministério Público apresentou denúncia criminal contra o ex-prefeito de Luiziana (Noroeste), José Claudio Pol (PMDB), por peculato e homicídio qualificado por dolo eventual. O MP diz que Pol mandou retirar da unidade de saúde do município o único cilindro de oxigênio apto para uso em ambulância no atendimento de urgência e emergência da cidade e o utilizou para bombear chope durante uma festa particular.

Último ato
A análise técnica atestou que a falta do equipamento contribuiu para a morte de uma mulher que necessitou do equipamento enquanto este estava em uso na casa do ex-prefeito. Foram denunciadas também duas pessoas que retiraram o cilindro do local e o transportaram até a residência do então prefeito. O fato ocorreu na passagem de 2012 para 2013 e foi um dos últimos atos do então prefeito.

Impostos
Ao considerar inadmissível o anúncio do governo de aumentar tributos, o senador Alvaro Dias (PV) afirmou que colocar o braço longo e a mão grande no bolso do contribuinte brasileiro foi a alternativa encontrada pela equipe econômica para tapar o buraco causado pela incompetência e corrupção. O parlamentar destacou que até agora foram apresentadas sugestões de reformas da Previdência e trabalhista, mas não surgiu nenhuma proposta de administração competente da dívida pública brasileira, que não para de crescer.

Buracos
Não é a reforma previdenciária que vai tapar os buracos abertos pela incompetência. Isso é cobrar um preço salgado de trabalhadores e aposentados que nada têm a ver com isso. O responsável pelo rombo no orçamento não é a previdência, nem os custeios do governo, mas o monumental aumento de recursos para pagamento da dívida pública afirmou.