A Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba) realizou na quinta-feira (6/4) a cerimônia de Posse do Conselho Consultivo do biênio 2017/2018. A Amcham-Brasil é a maior câmara americana de comércio fora dos Estados Unidos, e tem o objetivo de criar um ambiente favorável de negócios e incentivar relações comerciais entre os dois países.

Presenças do Governador do Paraná e Presidente do Citi Brasil
O governador do Paraná, Beto Richa, foi o convidado de honra, ao lado de Deborah Vieitas, CEO da Amcham-Brasil, e Hélio Magalhães, presidente do Citi Brasil, e também presidente do Conselho de Administração da Amcham-Brasil. Estamos entrando em uma terceira fase desse turbulento momento econômico. Depois do estágio mais crítico, a inflação dá sinais de que pode entrar nos eixos, explicou Magalhães durante palestra de abertura às mais de 60 autoridades e executivos que prestigiaram o evento. Estive presente e conversei com a Deborah Vieitas.

Quais desdobramentos favoráveis ou não para o Brasil da política econômica pregada por Donald Trump, conhecida por Trumponomics? 
O forte ritmo de crescimento dos Estados Unidos pode tornar o país a nova locomotiva econômica, capaz de puxar a retomada mundial, incluindo o Brasil. Estamos vivendo um período de baixo crescimento econômico no mundo todo, já os Estados Unidos vêm se fortalecendo economicamente em uma velocidade que chama a atenção.

De que forma os empresários brasileiros devem se posicionar em relação ao novo governo norte-americano? E os empresários norte-americanos, o que esperam dos brasileiros?
As políticas que o presidente Donald Trump quer fazer de investimentos em infraestrutura, da ordem de 500 bilhões de dólares nos próximos anos, podem afetar positivamente o Brasil. Se os acordos globais não entrarem em vigor ou forem revistos, abrem-se oportunidades comerciais para o Brasil. Cabe também ao Brasil traçar estrategicamente as suas ambições com relação aos EUA e focar na realização das reformas internas que certamente facilitarão os investimentos com os EUA. 

O novos empossados na Amcham-Curitiba
A Amcham-Curitiba existe há 17 anos e conta atualmente com 350 associados. O advogado Marcos Leandro Pereira foi reempossado presidente do Conselho Consultivo, com os novos membros: Antônio Guetter (Copel Distribuição S.A),  Eduardo Fontana (GRPCOM), Flávio Augusto Peixoto Gomes (Oi), Gustavo Segui (International School of Curitiba), Jonathas Gabardo (PwC Brasil), Nuno Coelho (VCCON Engenharia), Pedro Jaime Cervatti (Grupo Boticário) e Margaret Groff (Itaipu Binacional).


CURTAS:
* Empresa paranaense de tecnologia para saúde é selecionada no Painel Internacional da Endeavor. Entre os 12 empreendedores escolhidos, os brasileiros da Brisanet (CE), Gesto (SP) e Hi Technologies (PR) estão entre os aprovados no encontro realizado no Rio. A empresa paranaense tem motivos de sobra para comemorar e prosperar. Foi uma das três empresas brasileiras a serem selecionadas no 70º International Selection Panel (ISP).

* Curso de Excel em três módulos. Com uma linguagem prática e descomplicada, as ferramentas do Excel fazem parte de nosso uso diário, seja nas atividades profissionais ou pessoais. Para dominá-las, faça o curso oferecido em três módulos pelo Setcepar-Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas do Paraná. Programação: 26/04 -Valor por módulo – R$ 80,00 ou os três módulos por R$ 200,00. Inscrições: [email protected] 41-3014-5151

* Livro:Uma página de cada vez. No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o auto conhecimento. Editora Cia das Letras.


FRASE:

Uma forte educação para a vida deveria incluir aulas de solidão

(Mauro Santayana)


   

 

 

www.hamiltonfonseca.com.br