O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSDB), se irritou ontem com o deputado Requião Filho (PMDB), que atribui a ele a não instalação de Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) na Alep, sugeridas pela oposição. Por um erro seu, disse Requião. Traiano revidou: O senhor, às vezes, deputado é muito asqueroso, disse Traiano, que depois se justificou e pediu para que a sua fala fosse retirada das notas taquigráficas da Casa sobre a sessão de ontem. Ele manifestou sua indignação pelo fato de já existirem CPIs protocoladas na Casa, o que inviabiliza a instalação dessas duas – conforme normas do Legislativo. Essas duas CPIs ainda não conseguiram o apoiamento parlamentar necessário que é formado por 18 assinaturas.

Ponto facultativo
A sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desta quarta-feira, 11, será realizada pela manhã, com início previsto para as 10 horas. Na quinta e na sexta-feira, a Casa não irá funcionar. O presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PMDB), esclareceu que a mudança se deve ao ponto facultativo, decretado pelo Estado a todas as repartições estaduais em função da celebração da Quinta-feira e Sexta-feira Santa, que antecedem a Páscoa, comemorada no domingo. Nós estamos seguindo a normativa do Estado e, na segunda-feira, 17, a vida volta ao normal com as sessões ordinárias à tarde, explicou.

Remédios vencidos I
Em breve, as unidades de saúde de Curitiba terão postos de coleta de medicamentos vencidos. Ontem o plenário da Câmara de Vereadores acatou o requerimento de sugestão ao Executivo, de Oscalino do Povo (PTN). Precisamos refletir sobre os danos ambientais ocasionados pelo descarte incorreto, que são maiores do que imaginamos, frisou Oscalino.

Remédios vencidos II
Felipe Braga Côrtes (PSD) apoiou a medida, mas salientou que, embora já exista uma lei que trate do tema, como a da logística reversa, a dificuldade se encontra em sobre quem recai os custos da coleta e destinação destes resíduos. Quando você devolve para a farmácia, não cabe a ela pagar esta conta, cabe à indústria. É um assunto difícil, ponderou. Cacá Pereira (PSDC) e Maria Leticia Fagundes (PV) também se manifestaram favoráveis à proposição de Oscalino do Povo.

Radares
A Prefeitura de Curitiba apresentou um diagnóstico sobre os radares em operação na cidade a pedido do vereador Tico Kusma (Pros). Segundo o documento, os equipamentos, de propriedade da empresa Consilux, permanecem ocupados pelo município, sendo 204 medidores de velocidade e 26 redutores de velocidade, ao custo mensal de R$ 464.003,23. Não há custo adicional de manutenção, informa a prefeitura, visto que a Consilux é quem presta esse serviço. Essa encampação vem desde 2011, sendo renovada ano após ano. O (Gustavo) Fruet conseguiu reduzir esse valor em função da depreciação dos equipamentos. Passados mais quatro anos, certamente houve nova depreciação e a minha pergunta é se esse custo não pode ser reduzido novamente, questionou o parlamentar em plenário na sessão ordinária de ontem.