O Coritiba derrotou o Cascavel por 4 a 0 na noite desta quarta-feira (12), no Couto Pereira, em Curitiba. O jogo era válido pelas quartas-de-final do Campeonato Paranaense. O time da capital ostentava uma vantagem enorme para o confronto e apenas passou recibo a classificação para a semifinal.

No jogo de ida, o Coritiba venceu por 5 a 0, em Cascavel. Assim, os coxas-brancas só seriam eliminados se levassem uma goleada de seis ou mais gols de diferença – se fosse por cinco gols de saldo, a vaga seria decidida nos pênaltis.

TABELA

Até segunda ordem, o Coritiba enfrenta o Cianorte na semifinal. Por ter melhor campanha geral que o adversário, o time da Capital fará o segundo jogo em casa. O primeiro duelo será em Cianorte, neste fim de semana. Data e horário ainda serão definidos pela Federação Paranaense de Futebol (FPF).

CONFUSÃO

Na última semana, o Cascavel pediu ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) a anulação dos jogos. O clube se baseou no caso Getterson, seguindo o princípio de que, com a eliminação do JMalucelli, os confrontos das quartas-de-final deveriam ser remanejados. O time do Oeste enfrentaria o Cianorte, enquanto o Coritiba duelaria com o Atlético. O Paraná Clube também reivindicou a alteração dos confrontos.

Na terça-feira (11), a Federação Paranaense de Futebol pediu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que analisasse o pedido dos clubes para mudar a ordem dos mata-matas. A Justiça Desportiva negou o pedido do Cascavel nesta quarta. Contudo, a ação do Paraná ainda será avaliada. Há uma perspectiva, embora incerta, de que os confrontos sejam alterados.

Se a atual tabela do Estadual for mantida, o Coritiba enfrenta o Cianorte nas semifinais. A outra semifinal reúne Atlético – que eliminou o Paraná Clube – contra o Londrina — que passou pelo Rio Branco.

ARTILHARIA

O atacante Kleber, autor de três gols pelo Coritiba, chegou a 9 no Estadual. Ele é o artilheiro máximo da competição. Seus principais concorrentes – Getterson, do JMalucelli, e Renatinho, do Paraná, ambos com 5 gols – não jogam mais, já que suas equipes foram eliminadas. Dez dias sem jogar dá nisso, bate a fome na rapaziada, disse o atacante coxa-branca, ao fim do primeiro tempo. Kleber, contudo, levou o terceiro cartão amarelo e não joga a primeira partida das semifinais.

ESCALAÇÃO

Apesar de ter uma vantagem colossal no mata-mata, o Coritiba não poupou ninguém. Os desfalques eram por lesão (o zagueiro Werley, os meio-campistas Jonas, Galdezani e João Paulo, os atacantes Henrique Almeida e Rildo) ou suspensão (o lateral Rodrigo Ramos). O time que entrou em campo era o mesmo da goleada de 5 a 0.

PRIMEIRO TEMPO

Jogando em casa, o Coritiba se impôs desde o começo diante de um adversário que, apesar de precisar de uma goleada, jogava mais fechado. O time da casa abriu o placar aos 16 minutos, com Kleber, de cabeça. Nesse momento, o Cascavel já estava sem o atacante Ícaro, que sentiu uma lesão. Ele deu lugar a Laionel. Depois do gol, o time do interior viu o meia Ji-Paraná se lesionar e ser substituído pelo lateral Anderson Tasca.

Até o fim da etapa, o time da casa criou outras chances de ampliar e conseguiu o segundo gol aos 43 minutos, também com Kleber. Contra o Coritiba, você vai errar e quer o quê? Tem que tomar gol mesmo, lamentou o técnico do Cascavel, Agenor Piccinin.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o Cascavel até deu um susto, em chute de Laionel que o goleiro Wilson defendeu. Mas o Coritiba logo retomou o controle do jogo e Anderson marcou 3 a 0, aos 11 minutos. Aos 21, Kleber marcou o quarto gol. Em seguida, o time do interior perdeu mais um jogador por lesão, o zagueiro João Paulo – substituído por Diego Lomba.

Com a vantagem, o técnico Pachequinho fez as três substituições protocolares. Trocou William Matheus por Henrique (aos 25 minutos), Kleber por Filigrana (aos 29) e Iago por Neto Berola  (aos 31). Com isso, o time perdeu força ofensiva. Mas, diante de um placar de 4 a 0, nem precisava.

 

CORITIBA 4 x 0 CASCAVEL

Coritiba

Wilson; Dodô, Walisson Maia, Márcio e William Matheus (Henrique); Edinho, Alan Santos, Anderson e Tiago Real; Iago (Neto Berola) e Kleber (Filigrana). Técnico: Pachequinho

Cascavel

Darci; Sorbara, João Paulo (Dhiego Lomba), Henrique e Marco Tiago; Neto, Everton, Ji Paraná (Anderson Tasca) e Marquinhos; Wesley e ícaro (Laionel). Técnico: Agenor Piccinin

Gols: Kleber (16 e 42-1º e 21-2º), Anderson (9-2º)

Cartões amarelos: João Paulo, Tiago Real, Neto, Kleber, Marquinhos, Henrique

Árbitro: Murilo Ugolini Klein

Renda: R$ 84.955

Público: 3.910 (pagante), 4.172 (total)

Local: Estádio Couto Pereira, quarta-feira

 

 

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

3 – William Matheus cruza. Tiago Real finaliza mal e manda para fora

4 – Wesley cai na área coxa-branca, após dividida com Márcio, e pede pênalti. O árbitro manda o jogo seguir

7 – Iago toca. Dodô recebe e tenta por cobertura. Darci põe para escanteio

16 – Gol do Coritiba. Iago domina na direita e cruza para a área. Kleber mergulha e cabeceia para dentro

25 – William Matheus cruza e Kleber finaliza de primeira, mas para fora

28 – Marquinhos chuta. A bola desvia e assusta Wilson, mas vai para fora. Após o escanteio, Marco Tiago arremata e Wilson defende. Marco Tiago cabeceia no rebote e Wilson pega

31 – Tiago Real cobra falta e chuta forte, mas por cima do gol

36 – Dodô cruza. Tiago Real recebe sozinho e finaliza. Darci faz boa defesa

42 – Gol do Coritiba. Edinho chuta forte, Darci dá rebote e Anderson finaliza, mas Marco Tiago trava. Dodô recupera a bola e toca para Anderson, que cruza para a área. Kleber domina e bate cruzado

SEGUNDO TEMPO

2 – Laionel passa por William Matheus e chuta forte. Wilson espalma

6 – William Matheus recebe de Anderson e manda para dentro. O árbitro anula, flagrando impedimento do lateral

9 – Gol do Coritiba. Anderson recebe lançamento de Alan Santos, entra na área e toca na saída do goleiro

17 – Wesley arremata de longe. A bola sai rente à trave

21 – Gol do Coritiba. Dodo bate a gol e Darci defende parcialmente. William Matheus fica com a bola e toca para Kleber, que marca

40 – Anderson toca na saída do goleiro. Sorbara salva em cima da risca