O Atlético Paranaense venceu por 2 a 1 o Londrina nesse domingo (dia 16) à tarde, na Arena da Baixada, na partida de ida das semifinais do Campeonato Paranaense. O jogo de volta será no próximo fim de semana, em Londrina. Com o resultado, o time da capital precisa de um empate na segunda partida. O gol como visitante não é critério de desempate. Com isso, se a equipe do Interior vencer por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis.

O resultado encerrou uma invencibilidade de sete jogos seguidos do Londrina – a última derrota havia sido para o Cianorte.

O Atlético não perde na Arena da Baixada há oito meses – a última derrota foi em agosto de 2016, para o Grêmio, pela Copa do Brasil. Desde então, foram 20 jogos no estádio, com 13 vitórias do Furacão e sete empates.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

AUTUORI
O técnico Autuori completou 78 jogos no Atlético, com 33 vitórias, 20 empates e 25 derrotas.

ESCALAÇÕES
O Atlético não tinha oito jogadores. Otávio, Pablo, Carlos Alberto e Wanderson estão em recuperação. Weverton, Douglas Coutinho e Felipe Gedoz estavam suspensos. Lucho González foi poupado. Por opção do treinador, Sidcley ficou no banco e Nicolas começou como titular. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre. No Londrina, os desfalques eram Fabinho, Safira e Quaresma.

MAIS LESÕES
Jonathan deixou o jogo lesionado, já aos oito minutos de jogo. Ele é o único lateral-direito do Atlético inscrito na Copa Libertadores. O outro era Léo, que foi afastado por indisciplina. No jogo desse domingo, Gustavo Cascardo, revelado na base, entrou na partida. O novato, porém, não está inscrito na Libertadores. No início do segundo tempo, aos seis minutos, foi a vez do volante Rossetto deixar o jogo lesionado. Luiz Otávio entrou no lugar dele. Aos 10 do 2º, Eduaro da Silva saiu sentindo dores e foi substituído por Yago.

Depois do jogo, o auxiliar Bruno Pivetti lamentou as lesões. Clique aqui para ler a entrevista

PRIMEIRO TEMPO
Mesmo desfalcado, o Atlético não teve dificuldades para dominar o jogo. E abriu o placar já aos 13 minutos, em cruzamento de Nicolas e cabeceio de Nikão. O segundo gol quase saiu aos 28, quando Eduardo da Silva finalizou na trave. Aos 37, o Furacão fez 2 a 0. Santos iniciou o contra-ataque e Cascardo tocou para João Pedro, que tocou na saída do goleiro.

TÉCNICO EXPULSO
Após o fim do primeiro tempo, Autuori foi até a arbitragem e reclamou. Na volta do intervalo, o técnico foi informado que estava expulso da partida. O Atlético foi orientado do banco pelo auxiliar Bruno Pivetti, que já vinha exercendo essa função desde o início da partida.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com jogo equilibrado. O Londrina ficou mais ofensivo aos 14 minutos, com a saída do volante França (ex-Coritiba) e a entrada do meia Rafael Gava. O Atlético recuou, reduziu o ritmo e viu o adversário crescer no jogo. Aos 29, o Tubarão diminuiu para 2 a 1, com cruzamento de Rafael Gava e finalização do atacante Yaya Banhoro, nascido em Burkina Faso.

SUSPENSÃO
O atacante Eduardo da Silva levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso para o jogo de volta contra o Londrina.

ATLÉTICO 2 x 1 LONDRINA
Atlético: Santos; Jonathan (Gustavo Cascardo), Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas; Deivid, Rossetto (Luiz Otávio), João Pedro, Eduardo da Silva (Yago) e Nikão; Grafite. Técnico: Paulo Autuori
Londrina: César; Igor Bosel, Marcondes, Matheus e Ayrton; Germano, França (Rafael Gava), Robinho (Marcinho), Celsinho e Yaya Banhoro; Brandão (Paulo Rangel). Técnico: Claudio Tencati
Gols: Nikão (13-1º), João Pedro (37-1º) e Yaya (29-2º)
Cartões amarelos: Eduardo da Silva, Deivid, Grafite (A). Igor Bosel, Yaya (L).
Árbitro: Fábio Filipus
Público: 12.437 pagantes (14.036 total)
Renda: R$ 289.195,00
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Cobrança de falta. Nikão cruza. Grafite manda sobre o gol.
10 – Ayrton chute, quase sem ângulo. Santos defende.
13 – Gol do Atlético. Nicolas cruza na medida na primeira trave. Nikão cabeceia e marca.
23 – Grafite faz o pivô e toca na ponta. Matheus e França se atrapalham e deixam João Pedro entrar livre, na cara do gol. O meia do Atlético, porém, chuta para fora.
28 – Em 40 segundos, três chances de gol. Nikão cruza e Eduardo da Silva finaliza na trave. Nikão chuta e o goleiro salva. No rebote, Nikão manda para fora.
37 – Gol do Atlético. Santos arma o contra-ataque. Cascardo toca para João Pedro, que chuta na saída do goleiro.

Segundo tempo
7 – Cascardo chuta cruzado, com perigo. Nikão se atira de carrinho, mas não alcança a bola.
16 – Nikão chuta com perigo. O goleiro espalma para escanteio.
19 – Nikão cruza. Yago não alcança.
24 – Rafael Gava cobra escanteio. Marcondes cabeceia perto, ao lado.
29 – Gol do Londrina. Rafael Gava avança pela esquerda e cruza. Yaya aparece livre na área e finaliza.
35 – Celsinho chuta e Santos defende.
38 – Escanteio para o Atlético. Germano corta. João Pedro pega a sobra e chuta. O goleiro defende.