O dia 14 de abril é emblemático para a Volvo Cars. O novo XC60 deixará a fábrica de Gotemburgo (Suécia) na mesma data – exatamente 90 anos depois – de o primeiríssimo Volvo, o ÖV4, ganhar as ruas, em 1927.Aquele primeiro modelo vendeu um total de 275 unidades, um número modesto mesmo para a época. Já o novo XC60 substitui um dos veículos de maior sucesso das nove décadas da fabricante de automóveis premium. O atual XC60 teve desempenho fenomenal, com vendas que subiram todos os anos desde sua apresentação, em 2008. Com sete anos de mercado, o SUV premium de tamanho médio alcançou a liderança do segmento na Europa e hoje contabiliza 966 mil unidades vendidas.

Oportunidade
O fundador da Volvo, Assar Gabrielsson, percebeu uma oportunidade para a produção de automóveis na Suécia depois de observar o crescimento da indústria automobilística, nos Estados Unidos e na Europa, a partir de seu cargo de vendas na fabricante sueca de rolamentos SKF, uma grande fornecedora do setor. Com aço de fácil acesso na Suécia, mão de obra barata e engenheiros habilidosos, ele conseguiu convencer a SKF a investir num negócio spin-off de automóveis, chamado AB Volvo. O primeiro automóvel sueco produzido em série foi bem convencional, com certos elementos de design americano, um chassi de madeira feito de árvores de freixo (ash) e de faia, um motor de 1,9 litro e válvulas laterais e rodas de artilharia com raios de madeira. Tinha disponibilidade de pintar os carros apenas com azul escuro e para-choques pretos.