Heródoto Barbeiro, jornalista com vasta experiência em televisão e rádio, autor do livro Manual de Jornalismo, foi o palestrante convidado do Centro Universitário Internacional Uninter para palestra que celebrou o Dia do Jornalista. No evento, Barbeiro falou sobre os novos rumos do jornalismo, o avanço para as mídias sociais, a profissão multiplataforma, a diversidade de opiniões e ainda sobre o papel do jornalista em meio à crise política pela qual o Brasil está passando. Curitiba é a segunda capital política do país, depois de Brasília. Os temas debatidos são de interesse público, não só comunicadores ou estudantes da área, como explica Barbeiro. O mundo está em constante mudança, a cada dia uma nova lei ou reforma atinge a todos nós, e o nosso papel como jornalistas é atualizar as pessoas e prepará-las para enfrentar as novidades e embasá-las sobre como devem agir, os prós e os contras.

Qual o futuro do jornalismo investigativo?
Não existe jornalismo que não seja investigativo. Qualquer noticia demanda de apuração, acuidade e dúvida. Faz parte do código de ética jornalística duvidar sempre e dúvida só se dirime com investigação. Ela é um dos pilares da credibilidade do jornalista e da plataforma para a qual trabalha.

Como a grande mídia tem sido usada para distorcer informações e/ou ocultar fatos da população?
Não é mais possível ocultar fatos. Com o advento das mídias sociais o antigo oligopólio de comunicação se desfez. Qualquer pessoa pode capturar uma informação e divulgar na rede, e se souber transformar uma informação em noticia vira jornalista.

A Polícia Federal não está sendo irresponsável em divulgar informações à grande mídia, gerando tumultos e mais recessão como foi a operação ‘carne fraca’?
As informações da Polícia  Federal não foram vazadas. Foram divulgadas em uma entrevista coletiva, logo a responsabilidade pela repercussão é da PF e não da mídia que fez o papel de divulgar.

Em que estágio de consciência política você acha que está o brasileiro?
Dando alguns passos graças às mídias sociais. Está tomando consciência do que é ser cidadão, contribuinte e consumidor. A mídia tradicional e digital está dando uma boa contribuição.  

Quais dicas você dá para os futuros jornalistas?
É preciso saber a importância do jornalismo para a construção de uma sociedade democrática. Treinar sempre a buscar a isenção, interesse público e a credibilidade. Sem isso  vai ser difícil viver um  mundo de rápidas e constantes mudanças.


CURTAS

* O Maestro João Carlos Martins traz a Curitiba palestra A música venceu na abertura da Mercosuper 2017-36ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados. Com uma história movida pela paixão pelo que se faz, o maestro João Carlos Martins profere neste dia 18 de abril, às 13h30, a palestra A música venceu, que faz parte da programação. Para um público formado diverso, a palestra vai contar a história de garra e determinação de um dos ícones mundiais da música erudita.
* Vagas de Empregos em Portugal para Brasileiros em 2017. Muitas vagas e oportunidades lidam com clientes do Brasil e estão a disposição para nós. Muitos brasileiros decidem morar em Portugal. Os motivos são bem variados. Mais informações: https://www.linkedin.com/pulse/vagas-de-empregos-em-portugal-para-brasileiros-2017-da-costa-junior
* Livro:Poder e Manipulação- Como Entender o Mundo Em 20 Lições. Editora Faro Editorial. Esta obra aborda 20 das lições mais valiosas extraídas de O Príncipe, de Maquiavel, adaptadas ao mundo moderno. Que atitudes nos fazem ser amados ou desprezados? Como lidar com adversários? Como obter prestigio e ser benquisto? Ao compreender essas e algumas outras lições, o leitor estará mais bem preparado para se defender de pessoas manipuladoras, e estará de posse de ferramentas para agir com mais segurança, ousadia e astúcia diante da vida.


FRASE:

O único capital insubstituível de uma organização é o conhecimento e a habilidade do seu pessoal. A produtividade desse capital depende do quão efetivamente as pessoas dividem sua competência com aqueles que podem usá-la.

(Andrew Carnegie)


   

 

 

www.hamiltonfonseca.com.br