O Shopping Estação, localizado no bairro Rebouças, em Curitiba, surpreendeu seus clientes nos últimos dias. É que o empreendimento começou a exigir a apresentação de algum documento de identificação para permitir que os cidadãos entrassem no shopping, o que provocou grande polêmica nas redes sociais.

Em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente, o Bem Paraná foi informado de que os seguranças do Estação estariam exigindo a apresentação de documento apenas aos menores de idade desacompanhados de pais ou responsáveis, medida semelhante a tomada pelo Shopping Palladium no começo do ano passado, após o registro de um tumulto que levou ao fechamento de lojas e à detenção de jovens.

Na página do Facebook do próprio Shopping Estação, contudo, clientes maiores de idade relataram ter sido barrados por seguranças por não estarem com documento. Um deles, por exemplo, relatou que, mesmo informando que só queria buscar seu carro e tendo mostrado a chave do veículo e o cartão do estacionamento, foi obrigada a esperar.

Péssimo atendimento, hoje tentaram me barrar na entrada do shopping. Estava sem carteira pois ia andar na rua, mas informei aos seguranças que era maior de idade e só queria buscar meu carro, mostrando a chave e o cartão do estacionamento, para me deixarem entrar. Mesmo assim me seguraram fora por um tempo desnecessário, ainda disseram que ‘a mocinha deveria andar com os documentos’. Acabaram de perder não só uma, mas com certeza vários clientes após situações desconfortáveis e desnecessárias como esta, reclamou.

Nos comentários, outra internauta também relatou ter sido barrada na entrada do estabelecimento. Ela disse que estava acompanhada de uma amiga de 17 anos, cuja entrada foi permitida sem a necessidade de apresentar algum documento, enquanto ela acabou sendo barrada e não pode ingressar no local por não ter em mãos identidade com foto.

Um segurança falou para eu fazer o cadastro mesmo sem RG, mas o outro falou que eu tinha que ter o RG para fazer o cadastro. Mas minha amiga podia entrar sem fazer o cadastro ! Ridículo isso! Tenho cara de menor de idade ou não gostaram da minha aparência?, questionou a jovem, que disse acreditar ter sido vítima de preconceito – ela é negra e usa tranças de crochê no cabelo.

NOTA DO SHOPPING

Em nota encaminhada ao jornal Bem Paraná, o Shopping Estação afirmou que zela em todos os momentos pelo bem-estar dos funcionários, lojistas e clientes de todas as idades. Por isto, os menores precisam apresentar o RG, se estiverem sem seus responsáveis legais, para acessar o empreendimento.