Oferecer ao consumidor uma experiência de compra mais ágil e prática foi discutido entre os supermercadistas e fornecedores durante a Mercosuper 2017, que termina na quinta-feira (20), no Expotrade Convention Center, em Pinhais. De olho nas mudanças do perfil do consumidor, que está cada vez mais exigente, os empresários do setor visitaram a feira em busca de tecnologias e soluções que tornem o momento das compras ainda mais prazeroso e rápido.

As tecnologias que farão parte dos supermercados no futuro já existem e foram apresentadas na Feira. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as últimas tendências e soluções em hardwares, softwares e equipamentos. Devemos nos preparar para o futuro! O nosso consumidor deseja isso e além de preços competitivos, também devemos oferecer a ele uma experiência de compra diferenciada, com mais agilidade, conforto e praticidade, afirma o presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), Pedro Joanir Zonta.

Uma das expositoras, a RP Info, levou para o evento o Self Checkout, que é um terminal de auto atendimento, em que o próprio cliente efetua o registro e pagamento de suas compras, agilizando o atendimento e diminuindo as filas. Os pagamentos podem ser efetuados por cartões de crédito/débito e convênio próprio. A solução da RP Info é composta de scanner, balança, PinPad, leitor de códigos de barras (faturas), leitor biométrico, impressora, SAT (caso o cliente opte) e câmeras de segurança.

Além das soluções que podem ser implantadas no Ponto de Venda, também estão presentes na feira tecnologias focadas na comunicação entre o supermercadista e o consumidor. Uma dessas soluções é a plataforma Himarket, que modifica a forma como os supermercados se relacionam com seus clientes. A plataforma inclui um portal e um aplicativo com a marca do supermercado para smartphones, oferecendo a possibilidade de gerar experiências de relacionamento e comunicação inovadoras, eficientes e personalizadas entre varejo e consumidores. A tecnologia oferece ao varejista a possibilidade de anunciar diretamente no smartphone do consumidor, entregando ofertas direcionadas ao perfil dele por meio da captura de cupons fiscais e informações das redes sociais. Um cliente pode receber, por exemplo, ofertas de acordo com os produtos que mais consome a partir da análise que o supermercado fizer do perfil desse consumidor.