O centrista Emmanuel Macron deve derrotar a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, no segundo turno das eleições presidenciais francesas, indica pesquisa do instituto Ipsos divulgada ontem, um dia após o primeiro turno. O segundo turno das eleições na França estão marcados para o dia 7 de maio.
De acordo com o levantamento, Macron aparece com 62% das intenções de voto, enquanto Le Pen tem 38%. Ainda de acordo com o instituo, 32% dos franceses devem se abster da votação no segundo turno.
A pesquisa do Ipsos ouviu 2.024 eleitores a partir das 20h15 de domingo (horário de Paris), quando o resultado do primeiro turno já havia sido divulgado. A margem de erro é de 2,7 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Situação — O presidente da França, François Hollande, pediu aos eleitores do país que escolham o candidato centrista à presidência, Emmanuel Macron, no segundo turno da eleição presidencial francesa.
Hollande disse que a concorrente de Macron, Marine Le Pen, de extrema-direita, tem uma plataforma que devastaria a economia francesa ao querer a saída da zona do euro. Além disso, o presidente afirmou que uma vitória da extrema-direita “dividiria profundamente a França” em uma época na qual a ameaça terrorista exige “solidariedade” e “coesão”.
Mácron foi ministro da Economia da França durante dois anos do governo Hollande.
A candidata do partido de extrema-direita à presidência da França, Marine Le Pen, afirmou nesta segunda-feira que seu concorrente, o centrista Emmanuel Macron, do movimento En Marche!, é “fraco” na luta contra o terrorismo islâmico.
Le Pen disse que Macron “corre para a eleição presidencial sem ao menos ter um programa” sobre questões de contraterrorismo.