Instituições de Ensino Superior de Curitiba estarão reunidas, num evento gratuito dia 05 de maio, para ajudar estudantes por meio de palestras e rodadas de conversas, numa situação de angústia e expectativa para muitos jovens que vão prestar o vestibular. Quando chega o momento da inscrição, muitos ainda não sabem o que querem cursar, muitas vezes por falta de informação ou de conversar com pessoas que já estão no mercado de trabalho.

Necessidade de intervenções específicas
Essa realidade demonstra a insegurança dos alunos e a necessidade de intervenções específicas para o público que fará a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior. Pensando nisso, a Vanguarda, instituição que prepara estudantes para o Enem, e que oferece a seus alunos o Projeto Vida e Carreira, irá promover, no dia 05 de maio, no Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), a 1ª Mostra de Profissões e Faculdades de Curitiba. A professora Angela Mara Coraiola, que realiza, junto com os alunos da Vanguarda, o Projeto Vida e Carreira – uma parceria com a Livre Escola – irá apresentar, no evento, a palestra Escolhendo a Profissão Certa para Você. Conversamos com a professora Angela Mara:

Qual o objetivo de realizar uma mostra de profissões, em Curitiba?
Ajudar os alunos de Ensino Médio e pessoas que estejam buscando uma profissão ou uma nova profissão a entender o mercado de trabalho, descobrir sua verdadeira paixão e vocação, escolher a profissão certa e a melhor Instituição de Ensino Superior para o seu perfil. A gama de profissões e de faculdades/universidades é muito grande, o que contribui para que os jovens, que precisam tomar uma decisão cada vez mais cedo, fiquem ainda mais confusos e perdidos.

É visível a preocupação do jovem em ter um contato mais direto com os profissionais que já estão atuando?
Sim, no Projeto Vida e Carreira, observamos que eles têm muita vontade de entender melhor o mercado de trabalho e buscam a possibilidade de conversar com profissionais reais, que já passaram por essa fase de decisão e que podem lhes contar como foi o processo de escolha, e como é a profissão, como é o dia a dia de cada trabalho. Assim como fazemos no projeto, queremos levar a outros jovens esse tipo de informação na Mostra de Profissões e Faculdades de Curitiba.

Qual o diferencial em relação a outros eventos similares como mostras e feiras de profissões,realizadas nas instituições de ensino?
A grande diferença da 1ª Mostra de Profissões e Faculdades de Curitiba é que teremos várias instituições de ensino participando, cada uma com diferentes opções de cursos, profissionais com experiência no mercado de trabalho ministrado palestras e participando de rodas de conversa com os visitantes, que poderão esclarecer dúvidas sobre os cursos e como é o dia-a-dia de cada profissão. Realização: Vanguarda, vale como preparatório para o Enem, no dia 05 de maio,das 8h30 às 20h. IBQPR-Rua Dr. Correa Coelho, 741, Curitiba. Participação: Sociesc; Universidade Metodista; CIEE; Livre Escola; Sintetizando; Faculdade Estácio Curitiba; Facear; Opet; Elo e Instituto Tibagi. Apoio: Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-PR); Inscrições: http://mostradeprofissoes.com/ ou pelo e mail: [email protected]


CURTAS

* Livro Mídia e Escola– Um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula, do professor e filósofo Everton Renaud (Editora Appris) traz reflexões fundamentadas para compreender e explicar o processo de recepção mediática pela ação pedagógica do professor. Interessa a todos que desejam compreender melhor a maneira como uma mídia de massa pode entrar na sala de aula. Book trailer do livro no link http://www.midiaeescola.com.br/
* Livro. A poesia diária e as emoções do dia a dia inspiraram o psicólogo Akim Rohula Neto a escrever seu segundo livro, que será lançado no início de maio. A vivência no consultório e a bagagem absorvida durante todos os anos de atuação servem de inspiração psicólogo curitibano.Lançamento – Psicoterapia em Gotas 2 – Emoções à Flor da Pele. Data: 04/05/2017. Local: Livraria da Vila, Shopping Pátio Batel. Horário: 18:30h


FRASE

O acaso(serendipidade) só favorece a mente preparada
(Louis Pasteur)

 


   

 

 

www.hamiltonfonseca.com.br