Ex-chefe de gabinete do governo Requião e ex-presidente do Tribunal de Contas, Rafael Iatauro deve ser nomeado pelo governador Beto Richa (PSDB) para presidir o Paraná Previdência – fundo de aposentadoria dos servidores públicos estaduais. Terá a missão de gerenciar as mudanças promovidas pela atual administração nas regras do fundo que provocaram a ira do funcionalismo e motivaram o confronto entre professores em greve e policiais – durante a votação do projeto pela Assembleia Legislativa, no último dia 29 de abril – que transformou o Centro Cívico em uma praça de guerra, com mais de 200 feridos.

Luto
A APP-Sindicato iniciou ontem a semana de Luto e Luto nas escolas públicas do Paraná. A iniciativa, que segue até sábado, pretende relembrar os confrontos entre professores que ocorreram em 30 de agosto de 1988 – durante o governo Alvaro Dias e 29 de abril último, já na gestão Beto Richa. No sábado, a APP promove assembleia da categoria, na Praça Santos Andrade e, de lá, os professores seguirão para concentração às 10 horas na Praça 19 de dezembro – Praça do Homem e da Mulher Nua, indo em passeata até o Palácio Iguaçu.

Nepotismo
O Tribunal de Contas do Estado negou registro de admissão de Everton Zanuto, aprovado em concurso da Câmara Municipal de Rancho Alegre D’Oeste (Centro-Oeste do Estado). O recurso de Revisão foi proposto por José Antônio Zanuto, presidente da Câmara em 2008, pai de Everton Zanuto. Everton foi primeiro colocado no concurso para o cargo de técnico legislativo. Para o relator do recurso, o conselheiro Ivens Linhares, a participação do então presidente da Câmara em todas as fases do certame torna inválida a admissão de seu filho, por ofensa aos princípios da moralidade e da impessoalidade.

Insegurança
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Assis Chateuabriand, Marcel Micheletto (PSDB), criticou no final de semana a insegurança jurídica existente no campo sobre a questão fundiária e pediu apoio da sociedade à Proposta de Emenda Constitucional 215, do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), que submete ao Congresso o poder de avaliar a demarcação de terras indígenas definida pelo Governo Federal – atribuição hoje exclusiva do Poder Executivo e da Funai (Fundação Nacional do Índio). Micheletto afirmou que o Paraná é terra de gente séria, como os produtores rurais, que elevam o nome do Estado no Brasil e comandam algumas das maiores cooperativas agrícolas do mundo.

Regularização
Tudo o que esta gente quer é ser respeitada. Por isso, peço apoio à PEC 215, que acaba com a insegurança jurídica criada pelo atual modelo fundiário e de demarcação de terras, que prejudica os agricultores e não leva em conta os interesses do conjunto da sociedade, comentou o presidente da AMP, durante o Fórum sobre Regularização Fundiária em Terras Indígenas e Faixa de Fronteira, em Guaíra.

Caixas eletrônicos
A CPI dos Caixas Eletrônicos da Assembleia recebe, hoje, a diretora do Procon- Paraná, Cláudia Silvano. A CPI, presidida pelo deputado Felipe Francischini (SD), quer ouvir se os correntistas têm sido prejudicados com o fechamento e redução do horário de funcionamento dos caixas eletrônicos. A CPI já ouviu o diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), delegado Fábio Amaro e, em breve, ouvirá representantes da Febraban sobre o que os bancos estão fazendo para inibir e/ou coibir estes crimes e o Exército para falar sobre como está sendo feita a fiscalização às empresas que comercializam explosivos.