As temperaturas estão caindo, e as tendências de maquiagem para o Inverno 2017 já estão definidas, segundo as semanas internacionais de moda. De acordo com especialistas, os próximos meses serão dominados por cores vibrantes, porém, na pele, os tons dominantes são mais naturais. Nas pálpebras e os lábios cheios o brilho do gloss está de volta.

Para o maquiador e visagista Pablo Inisio, coordenador do curso de Make Up Design do Centro Europeu de Curitiba, ao contrário do ano passado, que consagrou os tons opacos e efeitos matte, 2017 será o ano da luminosidade. Há uma inspiração muito forte nos anos 80, realçando as cores vivas, o brilho e o glitter daquela década, só que de uma maneira mais suave e discreta, pontua. A ideia é ousar com cuidado, detalha.

Uma das principais apostas para o Inverno é a volta do gloss. O chamado efeito laqueado, que gera uma aparência molhada e vitrificada, está com tudo, não só nos lábios, mas também nas sombras.

Para a boca, as cores mais indicadas são as variações de tons terrosos, do chocolate, ao cobre, passando pelos tons escuros de vinho. Para os olhos a tendência é abusar das cores. Estão em alta os tons de verdes, azuis, cor-de-rosa e roxos.

Outra nuance bastante observada nas passarelas das semanas de moda durante o ano, são os delineados bem marcados em formatos mais grossos e ousados, e as sobrancelhas mais minimalistas, comenta Inisio. No rosto, a pele bastante marcada com contorno perde força e dá espaço a um aspecto mais natural, com acabamento acetinado e bem iluminado.

O segredo é usar a base certa. Nas peles mais secas o ideal é buscar a naturalidade com produtos cremosos. Com as peles mais oleosas a indicação é de bases de efeito matte que aliados a característica da pele, manterão o brilho sem extravagâncias, completa o especialista.


DICAS PARA ACERTAR O DELINEADO

1. Escolha o seu tipo
Existem vários tipos de delineadores no mercado: líquido, em pasta (creme ou gel) ou em forma de caneta — este último é mais fácil de passar

2. Acerte a posição
O ideal é inclinar a cabeça para trás de forma que possa enxergar a pálpebra onde será feito o risco. Não estique a pele, pois quando ela voltar ao lugar o traço estará torto

3. Faça um esboço
Comece pintando o canto externo do olho e vá puxando para dentro. Se preferir, faça um risco com lápis antes, uma espécie de rascunho, e depois pinte por cima

4. Preencha os espaços vazios
Deixe secar e depois preencha algum espacinho que possa ter ficado sem o produto. É preciso um certo treino até que o resultado fique perfeito

5. Varie os traços
Para quem gosta de esticá-lo para fora do olho, existem dois tipos de traços mais comuns: o reto, que pode ser mais grosso ou mais fino, e o gatinho, que deixa o olhar bem feminino e com ares retrô. Mas você também pode usar a criatividade, sobrepondo traços com cores diferentes ou, para as mais modernas, fazer um traço sob os olhos, por exemplo.