As inscrições para o Vestibular de Inverno 2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encerram nesta segunda-feira (15) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.cps.uepg.br/vestibular. 

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) anuncia mudanças importantes no Vestibular que exigem a atenção dos candidatos. A principal novidade, segundo o coordenador geral Edson Luis Marchinski, refere-se à ficha de inscrição. O candidato vai preencher todas as informações no ato da inscrição, porém, não precisará apresentar a ficha para o acesso aos locais de prova. Para isso, basta mostrar um documento oficial de identidade com foto. A identificação será feita através de impressões digitais dos candidatos, coletadas durante a resolução das provas.

Outra novidade é a inclusão de mais dois municípios entre as cidades em que a UEPG aplica as provas. Candidatos da região Oeste do Paraná poderão fazer as provas em Foz do Iguaçu e estudantes do Sudoeste do Paraná, e também do Noroeste de Santa Catarina, em Francisco Beltrão. Antes, candidatos dessas regiões tinham que se deslocar até Cascavel.

As provas também serão aplicadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. A opção é feita pelo candidato no ato da inscrição. Os locais de prova e ensalamento serão divulgados em 9 de junho.

O cronograma do Vestibular prevê a divulgação dos gabaritos em 11 de julho, às 17 horas, na página da CPS (www.cps.uepg.br/vestibular). A divulgação da relação de aprovados com a respectiva lista de espera está agendada para até 1º de setembro, também, exclusivamente pela Internet.

PROVAS E COTAS – Sobre as provas, a CPS informa os gêneros textuais a serem cobrados na Redação: carta de reclamação; carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo; notícia; e resumo. 

Nas questões de Literatura Brasileira, das provas de Língua Portuguesa, serão exploradas as obras Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade); A morte e a morte de Quincas Berro d’Água (Jorge Amado); Livro sobre nada (Manoel de Barros); O filho eterno (Cristóvão Tezza); e O ovo apunhalado (Caio Fernando Abreu).

A UEPG adota a política de cotas, com oferta de 50% das vagas dos cursos de graduação – são 40% para candidatos que estudaram todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio na escola pública e 10% para negros, também que fizeram a educação básica integralmente na rede pública de ensino. A opção pelas cotas deve ser feita no ato da inscrição.

APLICATIVO – Todas as informações sobre o Vestibular de Inverno 2017 poderão ser acompanhadas pelos candidatos e pelos pais ou responsáveis pelo aplicativo ‘Vestibular UEPG’, disponível no Google Play para o sistema Android. O aplicativo permite que o candidato obtenha informações importantes de forma rápida e fácil como, por exemplo, sobre a situação da sua inscrição, concorrência do curso escolhido e local onde fará as provas. 

Também conta com notificações instantâneas para recebimento de mensagens sobre dicas, procedimentos, lembretes e avisos em geral relativos ao Vestibular.

Para utilizar o aplicativo o candidato precisa fazer a inscrição no Vestibular pelo site www.cps.uepg.br/vestibular . Após essa etapa, será gerado um número de protocolo que, juntamente com a senha criada pelo candidato, deverão ser informados para login no aplicativo. Número de protocolo e senha serão válidos para acesso até o início do período de inscrição do próximo Vestibular. Como exemplo, só é valido o acesso com protocolo e senha do Vestibular de Inverno até o início do período de inscrições do Vestibular de Verão.

Mais informações em www.cps.uepg.br/vestibular