Três bares de Curitiba servem de sala de aula desde a noite de ontem no Pint of Science Brasil, um festival de divulgação científica que acontece simultaneamente em nove países.

O evento — inédito em Curitiba — leva cientistas para falar sobre temas científicos e seu impacto na vida cotidiana, em apresentações abertas ao público. O festival vai até amanhã e a organização na Capital é do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

É como se fosse um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os artistas são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público. A iniciativa, que é formada por uma rede de voluntários, acontece simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por outros oito países — Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Alemanha e França. No Brasil, 22 cidades sediam o Pint.

Durante as três noites do festival, a população de Curitiba poderá participar de nove debates que acontecem em três locais — Cervejaria Bodebrown, Hop’n Roll Beer Club e Trapista Hamburgueria e Cervejaria. A cada noite, três temas atuais são discutidos. Os assuntos escolhidos para este ano são células-tronco, Física Quântica, o controle do mosquito aedes aegypti e da aranha marrom, cosmologia, nanotecnologia, a influência da Lua nos seres vivos, DNA, origem da vida e privacidade digital.

O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar. É uma oportunidade imperdível de debater com quem produz ciência no Brasil, tirar suas dúvidas e conhecer as pesquisas mais de perto, afirma Lauro Luiz Samojeden, coordenador do festival em Curitiba e professor do Departamento de Física da UFPR.

Primeiro dia — Ontem, as palestras foram sobre Celulas-tronco: um curinga em nosso corpo (no Hop’n Roll Beer Club), A evolução do Universo: Da grande explosão aos dias atuais (Cervejaria Bodebrown) e O DNA: muito além da beleza (Trapista Hamburgueria e Cervejaria).


Programação pint of science curitiba

Terça-feira, às 19h30
Título da mesa: Física Quântica para leigos
Onde: Hop’n Roll Beer Club
Título da mesa: A pequena-grande revolução: como a a nanotecnologia está mudando nossas vidas
Onde: Cervejaria Bodebrown
Título da mesa: Você sabe de onde você veio? Propostas sobre a origem da vida
Onde: Trapista Hamburgueria e Cervejaria

Quarta-feira, às 19h30
Título da mesa: Mosquito Aedes aegypti e aranha marrom: como a ciência pode ajudar a controlá-los?
Onde: Hop’n Roll Beer Club
Título da mesa: A influência da Lua nos seres vivos
Onde: Cervejaria Bodebrown
Título da mesa: Privacidade digital na era da espionagem
Onde: Trapista Hamburgueria e Cervejaria