Grande parte dos noivos atuais enxerga a celebração do casamento de uma forma diferente. Abrem mão das mega produções, preferem gastar menos e reservar o dinheiro para viajar ou terminar de montar a casa. Para esse perfil de casal há inúmeras alternativas para fazer uma festa charmosa, intimista e cheia de detalhes especiais e ainda com custo bem menor. Especialistas do ramo garantem que um mini wedding pode custar até metade do preço de um casamento tradicional.

Os casais, cada vez mais, desejam festas pequenas, com amigos íntimos e decoração minimalista. Mas tudo impregnado com o estilo dos noivos e muito bom gosto. Otimizando o orçamento com a decoração, eles conseguem realizar outros sonhos tão importantes como a viagem de lua de mel e a decoração da futura casa, afirma a designer Mariceli Massuci sócia da Decore & Comemore. Há algumas tendências bem fortes para esse tipo de comemoração. O boho traz a influência dos índios norte-americanos na decoração com elementos como penas, rendas, cactos e filtros dos sonhos. Também está em alta o rústico chique, com suculentas no lugar de flores, conta Mariceli.

O formato de mini wed­ding geralmente tem de 30 a 80 convidados em salões menores, restaurantes, chácaras, ou até mesmo em casa. O conceito procura convidar menos pessoas, aquelas que realmente importam com o seu casamento, em vez de fazer um evento social para centenas de pessoas.

Um dos diferenciais do mini wedding, é que por ter menos de cada coisa, você pode cuidar e personalizar cada detalhe. Lembrancinhas e convites, os noivos mesmos podem fazer sem ficar cansativo e chato. Busque investir nos mimos. Tudo que tiver a cara do casal, deixa os convidados mais próximos. Aqui a ideia é utilizar a criatividade muito mais do que o bolso. A decoração pode ser deita com garrafas vazias customizadas com rendas, laços, as toalhas feitas pelos próprios noivos. Tudo artesanal, simples, mas impecável e com a identidade do casal.


Festival reúne fornecedores

A Decore & Comemore, marca de design de adereços e acessórios para festas,, promove entre os dias até 25 de maio o Festival do Mini Wedding, no qual reúne fornecedores das diversas áreas para apresentar suas opções para esse tipo de casamento. A diferença deste festival para as tradicionais feiras de noivas é que, além dos noivos terem uma participação mais ativa na organização, o foco será sempre em casamentos menores, realizados em espaços otimizados como salões de festa, chácaras, na própria casa dos noivos, entre outros.

Durante o período do Festival, todas as vitrines da Decore & Comemore serão produzidas com temas correlatos ao Mini Wedding, num estilo editorial de moda, contendo todas as referências para a decoração do tema proposto.

Os noivos que passarem pelo Festival de Mini Wedding concorrerão a vouchers de desconto dos variados fornecedores. A Decore&Comemore oferece consultoria gratuita para quem fizer a locação do mobiliário e outros itens da loja. Nesse caso, basta que os clientes levem fotos, medidas e referências da festa para que mesa e outras partes da decoração sejam simuladas com horário marcado. Segundo Mariceli, casais que têm disposição de planejar bem e colocar a mão na massa para produzir seu próprio casamento podem economizar até 50% na festa.


Dicas para um mini wedding perfeito

Lista de convidados
– Faça e refaça sua lista, lembrando que a base do Mini Wedding é ter, no máximo, 80 pessoas.

Local
– Defina o local. Restaurantes aconchegantes e casas são ótimas opções.

Cardápio
– Decida o que vai ser servido na festa. Se está na dúvida do horário, tenha em mente que almoços e lanches saem mais em conta do que o jantar. Cardápio personalizado ou temático pode ser a saída. Pode também pedir a ajuda de familiares

Decoração
– Use e abuse de objetos pessoais. A ideia é barata e original. Porta-retratos, pratos antigos, bules e almofadas coloridas deixam o ambiente lindo e, mais importante que isso, com a cara dos noivos, sempre priorizando o clima artesanal. Convoque uma força-tarefa de amigos e familiares para ajudar

Trajes
– Os trajes do Mini Wedding também podem – e devem – ser mais simples. Um vestido curto e discreto, por exemplo, é ideal para uma recepção durante o dia. Afinal, a ideia é fazer um casamento simples, econômico e com a cara dos noivos

Trilha Sonora
– Gaste tempo selecionando a trilha sonora de toda a festa, porque ela faz a diferença e tem que ter a cara dos noivos. Se for contratar banda ou músicos, vale o mesmo