O Coritiba foi corajoso e, mesmo atuando fora de casa, conseguiu ter um desempenho melhor que o Santos na Vila Belmiro. Contudo, um erro de arbitragem e um pênalti perdido pelo estreante da tarde, o atacante Alecsandro, aos 47 da etapa final, acabaram decidindo o confronto neste sábado (20/05), que acabou com vitória santista por 1 a 0, gol de David Braz.

Com o resultado, o time do Alto da Glória sofre sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro. Na saída do gramado, jogadores como Ricardo Oliveira e o goleiro Vanderlei, destaque da partida, trataram de destacar a boa atuação do Coritiba, destacando sempre a garra da equipe do Peixe para superar as adversidades e conseguir os primeiros três pontos no Brasileirão, após estrear com derrota contra o Fluminense (2 a 3)

DESFALQUES E RETORNOS

Para o jogo deste sábado na Vila Belmiro, o técnico Pachequinho teve de lidar com a ausência de quatro jogadores: Alan Santos, que já não havia treinado durante a semana após sentir dores no joelho, o meia Anderson, que sofreu lesão muscular e ficará três semanas em recuperação, o lateral-direito Rodrigo Ramos e o ponta Iago Dias, que seguem em tratamento para voltar aos campos. A grande novidade no time titular foi Tomas Bastos, que em sua estreia na primeira rodada, ao substituir Anderson, marcou dois gols.

Já no Santos, David Braz e Zeca voltaram a ser escalados após lesões, enquanto Lucas Lima, que começou como titular nesta tarde, foi convocado ontem por Tite para os amistosos da Seleção Brasileira no mês que vem, contra Argentina e Austrália. Logo no começo da partida, porém, sofreu uma lesão e precisou deixar o campo.

ESTREIA COM PÊNALTI PERDIDO POR ALECSANDRO

Grande contratação do Coritiba para a disputa do Campeonato Brasileiro, o centroavante Alecsandro fez sua estreia pelo clube em que o pai fez história (Lela Careta foi campeão brasileiro de 1985). Aos 20 minutos do 2º tempo o jogador ex-Palmeiras entrou em campo no lugar de Henrique Almeida e pouco apareceu.

Flutuando entre o meio de campo e a ponta-esquerd, o atacante somou um total de três passes certos e um errado, sem ter finalizado nenhuma vez a gol em quase 30 minutos dentro de campo. No final da partida, porém, sofreu o pênalti que poderia decidir o empate, mas Vanderlei acabou defendendo a cobrança.

PRIMEIRO TEMPO

Embora jogasse com o meio de campo e ataque desfalcados, o Coritiba teve boa produção ofensiva na primeira etapa e foi claramente o time com melhor desempenho em campo. O Santos até teve um pouco mais de posse de bola (52%), mas foram grandes as dificuldades para superar a marcação adiantada dos visitantes. No número de finalizações, a superioridade Coxa se faz evidente. Foram 14 finalizações do alviverde (5 na meta) contra apenas cinco do alvinegro (duas na meta).

Em termos de chances reais de gol, o Coritiba teve cinco boas oportunidades e obrigou três grandes intervenções de Vanderlei. Na melhor delas, aos 12, Kléber desperdiçou boa oportunidade após ótima descida da equipe pela direita, com Dodô. Já o Santos levou perigo duas vezes, com Ricardo Oliveira perdendo aos 24 minutos uma oportunidade incrível, cara a cara com Wilson, que cresceu para cima do artilheiro e evitou o 2 a 0.

Um erro de arbitragem, contudo, acabou permitindo aos santistas largar na frente do placar. Aos sete minutos, Bruno Henrique desviou o cruzamento da esquerda usando o braço e David Braz apareceu em posição irregular para desviar para o fundo das redes.
O time coxa-branca reclamou muito e pediu pênalti aos 33 minutos, quando Tomas Bastos tentou entrar na área e foi travado por David Braz.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, a partida perdeu em intensidade, mas o panorama de jogo foi o mesmo, com o Coritiba adiantando a marcação e controlando a partida, com Matheus Galdezani capitaneando o meio de campo. A equipe paranaense ainda arrematou outras 7 vezes contra a meta de Vanderlei, enquanto os santistas finalizaram apenas mais 2 vezes – totalizando, assim, 23 finalizações do Coxa (10 na meta) e 7 do Santos (3 na meta) durante toda a partida.

A melhor chance de gol novamente foi dos donos da casa, e novamente também em lance com polêmica envolvendo a arbitragem. Aos 11 minutos, Ricardo Oliveira cometeu falta em Matheus Galdezani, mas a arbitragem não assinalou nada. O atacante então aproveitou, avançou e cruzou para Bruno Henrique, livre perto da pequena área, perder grande oportunidade.

Já o Coxa teve duas boas oportunidades para chegar ao empate, aos 6 e aos 30 minutos, com Matheus Galdezani. A grande oportunidade, porém, veio já no apagar das luzes, aos 45 minutos, quando o estreante Alecsandro, que havia entrado em campo 22 minutos antes, sofreu um pênalti de David Braz.

A tarde, porém, era de São Vanderlei. Depois de praticar uma série de defesas difíceis ao longo da partida, o goleiro, que é ídolo do Coritiba, voou no canto direito para espalmar a bola batida por Alecsandro, frustrando o empate coxa-branca e garantindo a primeira vitória santista no campeonato.

FICHA TÉCNICA

Santos 1 x 0 Coritiba

Santos: Vanderlei; Matheus Ribeiro (Copete), Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia, Leandro Donizete e Lucas Lima (Rafael Longuine); Bruno Henrique, Ricardo Oliveira e Vladimir Hernández (Jean Mota). Técnico: Dorival Júnior.
Coritiba: Wilson; Dodô, Werley, Wallison Maia (Márcio) e William Matheus; Jonas, Matheus Galdezani e Tomas Bastos; Henrique Almeida (Alecsandro), Kléber e Neto Berola (Getterson). Técnico: Pachequinho.
Gols: David Braz (7-1º)
Cartões amarelos: Matheus Galdezani, Jonas, Getterson (C); Thiago Maia, Leandro Donizete, Vladimir Hernández, Rafael Longuine e Copete (S);
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Público: 5.921 pagantes
Renda: R$ 175.450,00
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP), no sábado às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

2 – Henrique Almeida antecipa o passe para Zeca no meio de campo, puxa o contra-ataque e serve para Kléber chutar de fora da área. Vanderlei segura firme.

7 – Gol do Santos! Cobrança de escanteio da esquerda, a zaga afasta e cruza de novo para a área. Bruno Henrique desvia com o braço e David Braz, impedido, aparece livre para chutar de direita.

12 – Passe perfeito de Galdezani para a passagem de Dodô pela lateral. O jovem coxa-branca vence na corrida contra Zeca, invade a área e rola para a batida de Kléber. Vanderlei faz uma grande defesa.

16 – Kléber faz o pivô na entrada da área e toca para a chegada de William Matheus, que bate forte, rasteiro. Vanderlei se estica e espalma.

20 – Cobrança de falta da intermediária e Tomas Bastos manda uma bomba direto para o gol. Vanderlei cai e espalma.

23 – Matheus Galdezani cobra escanteio no primeiro pau, Jonas desvia de cabeça para o 2º pau. Kléber se estica e quase alcança.

24 – Hernández encontra espaço no meio da zaga do Coxa e faz passe perfeito para Ricardo Oliveira, que aparece livre, de frente para o gol. Wilson cresce, fecha os espaços e defende a finalização. No rebote, Werley chega antes dos rivais e chuta para fora.

32 – Neto Berola recebe na esquerda, passa por dois marcadores, invade a área e chuta forte. A bola passa perto do travessão.

33 – Coritiba faz boa troca de passes, Tomas Bastos tenta entrar na área e cai dizendo ter sido derrubado por David Braz. O árbitro não marca nada e os jogadores reclamam muito.

39 – Bom lançamento para William Matheus nas costas de Matheus Ribeiro. O lateral cruza, Kléber aparece na marca da cal para chutar, mas desafina na hora do chute, que sai pela linha de fundo.

45 – Cruzamento da direita de Dodô e Kléber, bem posicionado, tenta de bicicleta. Ele não pega firme na bola e Vanderlei defende com tranquilidade.

Segundo tempo

2 – Coxa rouba a bola no meio de campo, William Matheus desce pela esquerda e manda uma bomba ao se aproximar da área. A bola passa por cima do gol.

6 – Belíssima jogada individual de Matheus Galdezani que passa por quatro marcadores, entra na área e toca por baixo na saída de Vanderlei. O goleiro santista opera um milagre.

11 – Ricardo Oliveira ganha com falta a jogada pela direita, mas a arbitragem manda seguir. O atacante avança e cruza para o segundo pau, onde Bruno Henrique aparece livre para chutar no contrapé de Wilson. A bola vai para fora.

14 – Tomas Bastos surpreende com chute de longe e quase surpreende o goleiro Vanderlei, que salva de novo o Santos.

30 – Kléber faz ótimo passe para a entrada de Matheus Galdezani na área. O meio-campista passa pelo primeiro marcador, tira a bola do goleiro, mas o Zeca aparece antes da finalização para afastar o perigo.

45 – Tomas Bastos levanta a bola na área em direção a Alecsandro. O atacante, porém, é puxado por David Braz e vai ao chão. Pênalti!

47 – Na cobrança, o próprio Alecsandro vai para a bola e chuta no canto. Vanderlei voa e consegue salvar mais uma!