Trabalho, filhos, casa, academia, namoro, lazer. Com tanta coisa para administrar, as 24 horas do dia parecem insuficientes. E a necessidade de aprender seja para incrementar a vida profissional, ou para satisfação pessoal só aumenta. Para aliar a falta de tempo à necessidade de capacitação, os cursos online surgem como a alternativa ideal, para adequar a rotina. Os cursos online também costumam ser baratos, sem falar na infinidade de opções gratuitas.
Segundo dados da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), até o final de 2016, as matrículas em cursos online já beiravam a marca de 2 milhões, encontrando público principalmente entre a faixa-etária dos 25 aos 40 anos.
Na infinidade de possibilidades que a internet proporciona, há plataformas que oferecem cursos online de graça, de gestão à astronomia. Muitas universidades, instituições e até bancos oferecem oportunidades boas. A Escola Virtual da Fundação Bradesco, por exemplo, tem opções em áreas como administração, desenvolvimento de aplicativos, gestão e governança.
Como organizar ganhos e gastos? Como organizar dívidas? Como controlar o impulso pelo consumo? Respostas para questões como estas fazem parte do curso Saia do Vermelho: soluções para equilibrar o seu orçamento e conquistar os seus sonhos, que o Itaú Unibanco oferece gratuitamente pela plataforma digital de educação eduK. Além das vídeo-aulas, os participantes terão acesso a materiais simples que apoiarão na organização das despesas do dia-a-dia .
Ministrado pela especialista em finanças e jornalista Patrícia Lages, o curso possui dois capítulos – Quatro técnicas para alcançar o equilíbrio financeiro e Quatro hábitos para uma melhor relação com o dinheiro –, totalizando oito aulas que somam 2 horas. No primeiro capítulo, as aulas são sobre: Organização de ganhos e gastos; Otimizando o orçamento e organizar suas dívidas; Como pagar suas dívidas; Renda extra: multiplique seu dinheiro. O curso é gratuito e ficará disponível por tempo indeterminado.


Algumas opções gratuitas

Gestão
A Fundação Getúlio Vargas, como membro do OpenCourseWare Consortium (OCWC), oferece cursos e materiais didáticos gratuitamente pela internet. Entre os cursos estão alguns na área de Finanças pessoais, Sustentabilidade, Direito, Gestão Empresarial e etc. Acesse: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

Aperfeiçoamento
O Senai oferece cursos online e gratuitos que podem ajudar quem está começando no mercado de trabalho e precisa rechear um pouco o currículo ou, ainda, quem pretende mudar o rumo e ter noções básicas de outras áreas para começar. Há opções como Desenho arquitetônico, Fundamentos de logística e etc. Acesse: https://eadsenaies.com.br/

Empreendedorismo
A Endeavor tem mais de 20 cursos online e gratuitos focados especialmente em empreendedorismo. Os temas vão desde Liderança, até Estrategia financeira e Inovação. Acesse: https://endeavor.org.br/cursos/

Economia
Trata-se de uma plataforma que disponibiliza cursos de diversas áreas gratuitamente. Os cursos foram produzidos por professores da USP e outras universidades ao redor do mundo ou, ainda, em parceria direta com instituições como a BM&FBOVESPA. Só paga quem quiser o certificado. Dentre as opções estão cursos na área de Responsabilidade Social Corporativa, Probabilidade e Estatística e Engenharia Econômica. Acesse: http://www.veduca.com.br/index.html

Inglês
Que tal aprimorar a língua através de um aplicativo? O Duolingo oferece opções para quem tem Android, IOS ou Windows Phone, então você pode aproveitar para praticar em qualquer lugar, bastando ter o app instalado no celular. Também há outras opções de idiomas, como o espanhol. Acesse: https://pt.duolingo.com/

MandariM
Quer se diferenciar no mercado de trabalho sabendo o idioma mandarim? Dá para aprender o básico através de um curso online e gratuito da The Open University. Está em inglês, por isso é preciso já ter conhecimento sobre esta língua antes de se aventurar na língua chinesa.

Italiano
O Dire, fare, partire!é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e da Área Didática em Língua e Literatura Italiana da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Não se mostra exatamente como um curso à distância, mas como um conjunto de materiais didáticos gratuitos separados por aula pré gravada em vídeo. Trata-se de um recurso excelente para quem se sente bem em aprender sozinho. O 1º módulo tem 16 aulas.

Sistema Solar
O Observatório Nacional disponibilizará a partir do dia 3 de julho o curso gratuito O Sistema Solar. As aulas serão feitas online e durarão 4 meses (até 13 de novembro). Por ser um curso de divulgação científica, não é necessário que os interessados tenham conhecimento prévio para acompanhar o assunto das aulas. Para se increver basta entrar no site https://daed.on.br/moodle/ead-2017/index.php O participante poderá se fazer o cadastro até o último dia de aula, em 13/11.

Autodefesa digital
Autodefesa Digital é o tema do mais novo curso da plataforma TIM Tec, uma iniciativa do Instituto TIM, que oferece cursos online de Tecnologias da Informação e Comunicação gratuitos. O curso é composto por que 13 aulas teóricas e exercícios práticos e aborda temas básicos de segurança da informação, navegação segura na web, proteção para celulares e smartphones, entre outros assuntos. Para participar vá no http://cursos.timtec.com.br/

Redes sociais
Quer deixar o seu currículo bonitão e aprender a ser um expert em Facebook e Instagram? Para quem atua na área de marketing digital há uma série de cursos on-line e gratuitos por meio de sua plataforma Blueprint. Os cursos disponíveis podem ser feitos em inglês ou português e duram em média 15 minutos cada. Ao acessar o site, é possível ver todo o catálogo de cursos ou selecionar por vertical de aprendizado, como Páginas no Facebook, Compra de Anúncios, Gerenciamento de Anúncios, Otimização de Campanhas, Instagram, entre outros.