SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em ritmo de treino, o Santos goleou o Sporting Cristal (PER) por 4 a 0 nesta terça (23) e ficou com a liderança do Grupo 2 da Libertadores. O zagueiro David Braz fez dois gols. Ricardo Oliveira e Vitor Bueno completaram o placar na Vila Belmiro.
Nas oitavas de final, o Santos vai enfrentar um dos times que terminaram em segundo. A definição acontecerá por sorteio a ser feito pela Conmebol.
A falta de resistência dos peruanos fez o time brasileiro se acomodar em campo em alguns momentos, especialmente no início do segundo tempo. Se forçasse mais o jogo, teria feito mais gols.
Sem a presença de Lucas Lima, lesionado, Dorival Júnior deu nova chance ao colombiano Copete como titular.
Sabendo que a vitória lhe garantia a primeira posição, o Santos começou a partida em cima do adversário e, nas duas vezes que pressionou a saída de bola do Sporting Cristal, fez dois gols.
Aos 19 min, uma bola roubada no ataque resultou em falta cobrada por Ricardo Oliveira. No rebote, a bola sobrou para o zagueiro David Braz empurrar para o gol na pequena área. O lance foi semelhante ao que deu a vitória à equipe diante do Coritiba, no último sábado (20), protagonizado pelo próprio Braz.
Aos 22, Vitor Bueno interceptou passe do goleiro Viana e Ricardo Oliveira fez o segundo.
A não ser por uma cabeçada de Ávila ainda no primeiro tempo, a equipe peruana não ameaçou.
A partir do momento em que Dorival Júnior trocou Vladimir Hernandez por Kayke, o Santos embalou de novo. Vitor Bueno costurou a zaga do Sporting Cristal aos 21 e, por algum motivo, tentou fazer o passe quando tinha o gol aberto. O zagueiro interceptou mas, para sorte do santista, lhe devolveu a bola para ser completada para a rede. Cinco minutos depois, David Braz teve novamente presença de área e finalizou cruzamento após desvio de Renato.
Na outra partida do grupo, o The Strongest (BOL) empatou em 1 a 1 com o Santa Fe (COL) e ficou com o segundo lugar.

SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca (Thiago Ribeiro); Renato, Thiago Maia (Léo Cittadini) e Vladimir Hernández (kayke); Vitor Bueno, Copete e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior

SPORTING CRISTAL
Mauricio Viana; Revoredo; Cazulo, Luis Abram e Céspedes; Pedro Aquino, Ballón, Alexis Rojas (Ortíz), Lobatón (Calcaterra) e Fernando Pacheco (Gabriel Costa); Írven Ávila. Técnico: José Del Solar

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Juiz: Jose Mendez (PAR)
Cartões amarelos: Victor Ferraz (Santos); Gabriel Costa e Revoredo (Sporting Cristal)
Gols: David Braz, aos 19min, e Ricardo Oliveira (ambos do Santos), aos 22min do primeiro tempo; Vitor Bueno, aos 21min, e David Braz (ambos do Santos), aos 26min do segundo tempo