A Prefeitura de Curitiba implantou uma nova central de monitoramento para atendimento à população vulnerável nas ruas durante o inverno, que será acionada toda vez que as temperaturas chegarem a 7 graus. Divididas em cinco macrorregiões, as equipes trabalharão das 19 às 23 horas, para abordar e recolher as pessoas que estiverem nas ruas. Após esse horário, a abordagem volta a ser de responsabilidade do Centro de Monitoramento 24 horas.

No caso de crianças e adolescentes em situação de rua, as equipes acionarão os Conselhos Tutelares e a FAS fará o acolhimento em unidades que atendem esse público. O anúncio foi feito ontem, durante visita do prefeito Rafael Greca à Casa da Acolhida e o Centro POP do Bairro Novo, implantados pela Prefeitura para atender a população de rua no período de inverno, e que já estão em funcionamento.
Os dois equipamentos ficam na Rua David Tows, 2.604, no Sítio Cercado, e fazem parte da Ação de Inverno – Curitiba que Acolhe. Greca ressaltou que mais uma casa da acolhida será aberta em breve, no bairro Rebouças, ampliando o número de vagas e o atendimento.
Todas as pessoas em situação de rua poderão usar os serviços dos dois equipamentos. Elas poderão chegar espontaneamente ao local ou serem encaminhadas pelas equipes de abordagem social da FAS.
Durante o dia, o trabalho de abordagem continua sendo executado pelo Centro de Monitoramento 24 Horas, que recebe solicitações da comunidade e chamados da Central 156, e aciona as equipes que atendem os bairros da Regional Matriz. As demais regionais são atendidas pelas equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros POP.