O Dia dos Namorados, 12 de junho, costuma movimentar o comércio de Curitiba. E, para alguns setores, essa data é, simplesmente, a melhor do ano. Bares, restaurantes e motéis aguardam esse dia sempre com boas expectativas. No caso dos motéis, a data é considerada o Natal do setor. Estamos otimistas. Devemos registrar um aumento de uns 30% mais ou menos por conta do Dia dos Namorados, diz a gerente do Luna Blu, Beatriz regina. A data é uma espécie de Natal dos motéis.

Como neste ano o dai 12 de junho cai numa segunda-feira, a perspectiva é que o movimento já se intensifique a partir das 18 horas da sexta-feira que antecede a data. Até por isso, é bom fazer uma reserva. No caso do Luna Blu, elas podem ser feitas no site jontexloveweek.com.br .

O horário de pico começa assim que acaba o horário comercial. Então, acabou o horário comercial, começa a ter fila (no Dia dos Namorados). Mas vamos oferecer cortesia e tudo o mais, então tem tudo para ser uma noite agradável, continua Beatriz.

Abrasel

O Dia dos Namorados também é de festa para o setor de bares e restaurantes. Diferente do que se pode imaginar, nenhuma outra supera essa data em movimento, nem mesmo o Dia das Mães. E, segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luciano Bartolomeu, a tendência é de alta neste ano. A expectativa é de alta de até 5%.

Nós acreditamos que esse ano será melhor pois a data comemorativa vai cair em uma segunda-feira, o que é melhor para o setor, diz. Em 2016 o Dia dos Namorados caiu em um domingo. Em 2015 tivemos uma queda de 5% em relação a 2014 e, em 2016, foi pior ainda. Esse ano devemos ter uma recuperação. Nada pode ser pior que o ano passado.

Ainda segundo Bartolomeu, o Dia dos Namorados é a melhor data para o setor de bares e restaurantes, seguida do Dia das Mães e depois do Dia dos Pais.

Para o comércio em geral, a época também é de campanhas e promoções para o Dia dos Namorados, embora os principais períodos de vendas ainda sejam o Natal e o Dia das Mães. Mas, o apelo de um mimo para o namorado ou namorada é bem explorado.