A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), realiza hoje mais uma ação do Maio Amarelo, o mês de conscientização para a sgurança no trânsito. Blitzes educativas serão feitas em parceria com outras instituições como Detran/PR, Rotary Internacional, concessionárias e Sanepar. O objetivo do evento é conscientizar a população, por meio da orientação, sobre a importância da prevenção dos acidentes de trânsito.
As ações acontecerão das 11h30 às 13 horas nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Ponta Grossa. Já nos demais municípios do estado acontecerá das 14h30 às 16 horas. Em Curitiba, o BPTran fará o bloqueio de 10 vias. As outras cidades farão o bloqueio de apenas uma rua em cada uma delas e o BPRv bloqueará vias pertencentes aos seus 58 postos.
Segundo o tenente Ismael Veiga da Silva, porta-voz do BPTran, essa é uma blitz educativa com a intenção de conversar com a população e conscientizar sobre a responsabilidade de cada um na segurança no trânsito. Em alguns locais, principalmente em Curitiba, terá também a presença do Siate fazendo demonstrações do serviço e de alguns veículos batidos. Isso chama a atenção da população, então quem passar pelo local entenderá que esta sendo feita uma abordagem com cunho educativo, completa o tenente.
Os bloqueios serão montados e coordenados pela PMPR, que fará a abordagem e liberação do veículos. As instituições parceiras participarão com a entrega de panfletos e materiais educativos aos pedestres, condutores e passageiros.