O Besiktas conquistou o campeonato turco com uma rodada de antecedência. Foi o 15º título do clube na história da competição. Dois jogadores revelados no futebol paranaense participaram da conquista: o lateral-esquerdo Adriano, ex-Coritiba, e o zagueiro Rhodolfo, ex-Atlético-PR.

Adriano, 32 anos, foi revelado na base do Coritiba e ficou no clube até 2004. Depois, colecionou títulos no Sevilla e no Barcelona. Está no Besiktas desde julho de 2016. Atuou em 30 das 33 rodadas do campeonato turco. Marcou um gol e fez três assistências.

Rhodolfo, 30 anos, chegou ao Besiktas em 2015. É o segundo título nacional dele no clube turco, já que conquistou também a temporada anterior (2015/16). Ele sofreu uma lesão no joelho em dezembro e só atuou em cinco rodadas da atual temporada. Rhodolfo surgiu na base do Atlético-PR, onde ficou até 2011. Depois passou por São Paulo e Grêmio.

O Besiktas conta também com outros dois brasileiros: o zagueiro Marcelo (30 anos, ex-Hannover) e o meia Anderson Talisca (ex-Benfica). Outros nomes conhecidos da equipe são o ponta português Quaresma (33 anos, ex-Internazionale), o holandês Babel (30 anos, ex-Liverpool), o zagueiro sérvio Tosic (32 anos, ex-Betis), o atacante camaronês Aboubakar (25 anos, ex-Porto) e o atacante senegalês Demba Ba (32 anos, ex-Chelsea).

Os maiores vencedores do campeonato turco são o Galatasaray (20 títulos), o Fenerbahce (19) e o Besiktas (15).

Com o título, o Besiktas tem garantido vaga na Liga dos Campeões da Europa 2017/18.

O título foi conquistado no domingo (dia 28), com a vitória por 4 a 0 sobre o Gaziantepspor. Com o placar, chegou a 74 pontos, à frente do segundo colocado, o Istanbul Basaksehir, que tem 70 pontos.