Furtos e roubo em alta, o tráfico de drogas avançando e falta de efetivo policial nas ruas são problemas crônicos com os quais convivem as grandes cidades brasileiras. Mas quando se fala em soluções, Curitiba parece estar avançando e no melhor estilo a união faz a força. É que para lidar com os problemas crônicos da segurança pública, os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) planejam criar uma espécie de big brother, instalando câmeras de segurança privada pela cidade e as integrando ao sistema de monitoramento de vídeo das forças oficiais.

A iniciativa, que ainda dá seus primeiros passos, deverá começar a ser testada ainda neste semestre, depois de o Conseg do Jardim das Américas conseguir, com o apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e da Secretária Municipal de Defesa Social, fazer caminhar a ideia de integrar câmeras particulares ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), um dos principais legados da Copa do Mundo para o Paraná, mas que desde então não foi mais utilizado em sua plena capacidade.

De acordo com José Carlos Mendes, presidente do Conseg do Jardim das Américas, as quatro câmeras que serão instaladas na região do shopping que leva o nome do bairro, próximo ao Centro Polítécnico da UFPR, foram doadas pela empresa catarinense de segurança Coringa. Agora, falta apenas um alvará da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), que deverá autorizar os postes onde elas ficarão posicionadas.

Essa semana já deve ter o alvará e aí vamos intalar as câmeras e as telas de monitoramento, que ficarão dentro da Companhia da Polícia Militar no bairro, explica José Carlos. No início pareceu coisa de cinema, achei que era uma ficção. Mas depois fui caminhando nessa área e é uma coisa espetacular, olhos de água mesmo. É colocar olho para tudo quanto é lado para nos ajudar e ajudar a PM. É uma ideia que surgiu de uma tragédia que está acontecendo, um grande problema social, complementa.

A ideia, diz ainda o presidente do Conseg dos Jardim das Américas, é que a iniciativa não se limite apenas ao bairro, mas se espalhe por toda a Curitiba. Por isso, uma audiência pública será feita hoje na Administração Regional do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150), a partir das 19h30. O objetivo é reunir também autoridades municipais, comerciantes, empresários e a comunidade em geral para conhecer o sistema e procurar viabilizar a implantação em outros locais.

A maioria (dos Consegs) está nos procurando para saber como fazer acontecer. Temos tentado realmente integrar cada vez mais os conselhos para ajudarmos a fazer uma polícia de prevenção, e não de consequência. Vamos buscar esse exemplo, levar isso para o gabinete de gestão e desburocratizar a burocracia para quem tiver essa vontade conseguir agilizar o processo e realmente fazer acontecer, finaliza.

Número de conselhos cresce 32% em três anos

No Jardim das Américas as câmeras funcionarão em pontos estratégicos de entrada e saída do bairro. O monitoramento será feito dentro da Companhia da PM no bairro, sendo observadas num primeiro momento por policiais militares. A ideia do Conseg, porém, é fechar uma parceria com a UFPR para utilizar alunos estagiários no monitoramento, com a supervisão de um policial militar.

Estamos conversando bastante (com a universidade) e a ideia é implementar algo no currículo dos alunos para motivar um planejamento, um voluntariado na área de monitoramento, explica José Carlos Mendes. Esses alunos também estariam conosco para desenvolver melhor o sistema e para deixarmos a polícia na rua. No início serão oito policiais monitorando 24 horas. A ideia é daqui a algum tempo ter só um PM na supervisão e o restante serem alunos monitorando.

Consegs Com a alta registrada nos indíces de criminalidade ao longo dos últimos anos, especialmente por conta do agravamento da crise econômica no país, também têm aumentado o número de Consegs em Curitiba. Em 2014, por exemplo, apenas 28 bairros contava com Conselhos Comunitários de Segurança. Dois anos e meio depois o número já cresceu 32%, chegando a 37 – nove deles estão ativos, mas ainda aguardam homologação.

Na minha análise, o que houve é que o número de ocorrências fez com a população buscasse se apoiar, opina Jose Claudino da Silva Dias, presidente do Conseg do Pilarzinho.

Centro Integrado de Comando e Controle

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), foi um dos principais legados da Copa do Mundo para o Paraná. O espaço, que demandou investimento de R$ 60 milhões, conta com Sala de Gestão de Crise, 48 computadores e 32 telas de televisores, que mostram em tempo real o que acontece na Capital e Região Metropolitana. O centro foi entregue ao governo estadual dois meses após o térmio da Copa do Mundo no Brasil, entrando em operação no final de setembro. As forças de segurança ainda estão aprendendo como utilizar o sistema de videomonitoramento em sua plena capacidade, o que possibilitará o desencadeaamento rápido de ações articuladas. Hoje, são mais de mil câmeras participando do Big Brother Curitiba, número que deve aumentar consideravelmente, inclusive com a possibilidade de se integrar ao sistema câmeras da iniciativa privada, como mercados e bancos, e mesmo residenciais.