Curitiba ganhou recentemente um laboratório de habilidades para a vida. O espaço, que fica na Escola Internacional de Curitiba (ISC), foi inaugurado no último dia 23, tendo sido projetado e desenvolvido para oportunizar aos alunos o aprendizado em áreas fundamentais para o sucesso na vida pessoal e profissional. 

A ideia é capacitar os alunos para que estejam preparados para resolver situações do cotidiano, como por exemplo, passar e lavar roupa. A proposta visa ainda preparar os indivíduos na vida acadêmica para o comportamento adequado para aproveitar as oportunidades de emprego, além do uso consciente do cartão de crédito e o orçamento financeiro pessoal.

Segundo Gustavo Segui, gerente de marketing do ISC, as aulas são ofertadas para os alunos do último ano do ensino médio, que em sua maioria (algo em torno de 90%) se preparam para seguir a vida adulta no exterior. A criação do espaço, inclusive, teria partido de uma demanda dos próprios estudantes, que ao final do curso ganham um certificado de que estão prontos para a vida.

Todas as tarefas de casa eles podem aprender aqui. Tem professor que traz carro, bicicleta, ensina a trocar pneu, fazer a manutenção. Eles também aprendem primeiros socorros, tem noções das diferenças cultural ao morar em outra cidade, estado ou país, costura, manutenção básica domiciliar, limpeza, cozinhar, assar e o gerenciamento financeiro e orçamentário, afirma. É um espaço único que oferece algo que vai muito além da sala de aula.

Um dos alunos que tem participado do curso inaugural é Pedro Morais, de 17 anos. Ele, que em agosto viaja para os Estados Unidos para iniciar a formação superior, comenta que as aulas no laboratório são importantes para aqueles estudantes que desejam ir para fora do país. Da sua turma de 24 alunos, por exemplo, 20 devem viajar para o exterior em breve, a maioria deles rumo aos Estados Unidos ou países europeus.

Estou gostando bastante das aulas, especialmente as de cozinha, que são importantes para nós que vamos morar fora. São coisas que não aprenderíamos em outro lugar e que nos preparam para sermos independentes, conta o estudante, que ainda não definiu totalmente qual curso fará nos EUA, mas já sabe que pretende direcionar sua formação para a área das Ciências Econômicas.


Rápida

Legado

O Life Skills Lab foi viabilizado por meio de uma doação feita por pais de um estudante da instituição, que tinha a vontade de deixar um legado para a escola (o filho deles, inclusive, está no último ano e também se prepara para uma aventura no exterior). O local era antes um palco de teatro que pouco era utilizado por conta da acústica ruim do espaço, que fica em um ginásio de esportes.