Cem mil fiéis participaram ontem da celebração de Corpus Christi em Curitiba, segundo a Arquidiocese. A comemoração começou logo cedo com a montagem de dois quilômetros de tapetes decorados. Neste ano, os tapetes foram concentrados na Avenida Cândido de Abreu com a participação de 57 paróquias.
A montagem dos tapetes foi separada em 86 lotes com o tamanho de 15×2 metros cada e atraiu muitos curitibanos. Todo ano, a gente vem ver este trabalho minuncioso no chão. É emocionante ver tanto empenho dos fieis. Um momento de fé, celebrada de outra forma, disse a advogada Sandra Mercer.
A celebração do Corpus Christi continuou às 15 horas com a Santa Missa, comandada pelo Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo e com a participação do Padre Reginaldo Manzotti, na frente da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, na Praça Tiradentes.
Após a Santa Missa, os fieis seguiram natradicional procissão por cima dos tapetes enfeitados na Avenida Cândido de Abreu até o Centro Cívico. A celebração, então, terminou com bênção do Santíssimo Sacramento no Centro Cívico, na Praça Nossa Senhora de Salete.
A festa neste ano homenageou Nossa Senhora, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. A procissão contará com paradas temáticas para homenagear Nossa Senhora. Neste ano os tapetes contaram com muitas decorações referenciando a Virgem Maria, mas também pode ser visto nos tapetes a defesa do meio ambiente, em alusão à Campanha da Fraternidade 2017: Biomas brasileiros e defesa da vida, entre outros temas da fé católica.
Corpus Christi é uma expressão oriunda do latim que significa Corpo de Cristo. É considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da Eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus.