Quanto tempo leva o processo de seleção para contratar profissionais? Quando uma empresa abre uma nova vaga, chove candidatos.

E a pressa em conseguir esta oportunidade gera ansiedade nos diversos postulantes ao cargo — principalmente se esse candidato já passou pela primeira entrevista. Passam os dias e nada da resposta final, do tão esperado posicionamento — positivo ou negativo — da empresa.

Mas é importante ter em mente que a empresa que está realizando o processo seletivo tem que dar um retorno para o candidato, mas se ele receber um retorno avisando que ainda não saiu a resposta definitiva, o melhor é não ficar se precipitando e pedindo uma tomada de decisão a todo momento.

Pedro Gonçalves​, Coordenador de RH da Nossa, explica que a paciência pode ser uma aliada nesse momento.

Uma empresa que tenha cerca de quarenta pessoas indicadas para dar continuidade após a primeira avaliação. Não serão todos os 40 que farão a entrevista. A empresa seleciona os dez que são considerados mais adequados para o perfil.

Os outros 30 vão receber o retorno negativo neste momento. Até acontecer a segunda ou terceira etapa do processo de seleção com aqueles dez primeiros escolhidos, os outros trinta não receberão a resposta negativa em definitivo.

Gonçalves alerta que é comum uma empresa aguardar a definição com os primeiros selecionados.

Se por acaso estes primeiros não derem continuidade com o processo, a empresa ainda tem os outros trinta para chamar.

Em outras palavras, o candidato não está realmente negativado 100%, mas sim em standby esperando a definição do processo: Ele não recebeu o retorno positivo, mas também não recebeu o retorno negativo. É preciso esperar pois muita coisa pode acontecer em 30, 40 dias. finaliza Gonçalves.


O porquê da demora na seleção profissional

Avaliação criteriosa
O primeiro ponto é que as empresas analisam muito cada currículo quando estão contratando,sendo cada vez mais cautelosas para saber se o profissional que está passando por diversas  etapas pode ser selecionado em definitivo.  Muitas vezes este candidato passa por um teste técnico e até mais do que uma entrevista. Este processo seletivo acaba sendo mais lento pela rigorosa avaliação interna que se faz na  própria empresa.   

Poucas vagas, muita gente
Outro ponto a ser considerado é que em um processo seletivo, muitos candidatos acabam sendo selecionados, mas apenas uma ou duas vagas estão disponíveis. No entanto, os candidatos podem ser chamados para um outro momento. Se este candidato estiver trabalhando durante o processo de seleção, não deve pedir demissão.Ele deve continuar na empresa em que está trabalhando e ficar aguardando surgiruma nova oportunidade. Quem sabe até se preparando mais, fazendo cursos, por exemplo.

Momento é de espera
A vaga pode levar algum tempo para ser confirmada justamente pela alta demanda de pessoas procurando a mesma oportunidade. O momento atual do Brasil é normal a inscrição de muitos candidatos para, muitas vezes, uma única vaga. Vai levar vantagem quem estiver preparado tecnicamente e que tenha o perfil comportamental que as empresas esperam.

Fonte: Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção da ​NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços​.