O Atlético Paranaense empatou em 0 a 0 com o Botafogo, nessa quinta-feira (dia 20) à noite, na Arena da Baixada, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense completou sete jogos seguidos sem vencer. Na classificação, ficou 16º lugar, com 17 pontos, dois pontos acima da zona de rebaixamento. A equipe carioca está na 7ª posição, com 23 pontos.

O técnico Fabiano Soares comandou o Atlético do banco de reservas pela primeira vez. Nas duas partidas anteriores (empate com Corinthians e derrota para o Cruzeiro), ele não pode ficar à beira do gramado porque seu contrato não estava registrado na CBF.

O Botafogo chegou à quinta partida seguida sem derrotas (três vitórias e dois empates).

DESEMPENHO
O Atlético mostrou organização defensiva na maior parte do jogo. No setor ofensivo, dependeu demais dos lances individuais de Nikão e Sidcley. No segundo tempo, a equipe teve problemas defensivos e ainda perdeu força ofensiva.

Depois do jogo, o técnico Fabiano Soares fez sua análise do jogo. “Uma equipe quis jogar e a outra não”, disse. “Precisamos de uma referência para finalizar as jogadas”, declarou.

ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha Rossetto, lesionado. As únicas mudanças em relação ao último jogo foram Thiago Heleno na zaga e Nikão no meio-campo. Eles entraram nos lugares de Wanderson e Cascardo. O esquema era o 4-2-3-1. Os meias ofensivos eram Lucho (centro), Nikão (esquerda) e Coutinho (direita).

O Botafogo não tinha os goleiros Helton Leite e Gatito Fernándes, além do lateral-direito Arnaldo. O esquema também foi o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
No início do jogo, o Atlético repetiu a boa atuação da última rodada, contra o Corinthians, marcando avançado e jogando com intesidade. O Botafogo teve dificuldades para sair jogando, mas apresentou muita organização com e sem a bola. No primeiro tempo, foram cinco boas jogadas ofensivas do Furacão, contra duas do time carioca.

SUBSTITUIÇÕES
Aos 29 minutos do 1º tempo, o lateral Jonathan saiu lesionado. Cascardo entrou no lugar dele. Aos 7 do 2º, saiu Douglas Coutinho e entrou Ederson, com centroavante. Com isso, Pablo passou a jogar pelo lado do campo, na função de Coutinho. Aos 16 do 2º, o volante Eduardo Henrique saiu lesionado. Entrou o meia-atacante Guilherme. Com isso, Lucho recuou para a função de volante.

SEGUNDO TEMPO
Os dois times reduziram o ritmo no segundo tempo, mas mantiveram boa organização tática. O jogo ficou amarrado, com poucas jogadas ofensivas. O Botafogo melhorou a partir dos 20 minutos e criou três bons lances ofensivos. Aos 39, o time carioca teve um jogador expulso (Emerson, por falta em Sidcley) e terminou a partida com um a menos.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 12 finalizações (3 certas), 59% de posse de bola, 3 escanteios e 83% de precisão nos passes e lançamentos. O Botafogo somou 9 finalizações (1 certa), 4 escanteios e 75% nos passes e lançamentos. Os dados são do WhoScored.

ATLÉTICO 0 x 0 BOTAFOGO
Atlético: Weverton; Jonathan (Cascardo), Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Eduardo Henrique, Nikão, Lucho (Guilherme) e Douglas Coutinho (Ederson); Pablo. Técnico: Fabiano Soares
Botafogo: Jefferson; Emerson, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Rodrigo Lindoso (Marcelo), Mateus Fernandes, Bruno Silva, João Paulo e Rodrigo Pimpão; Róger (Guilherme). Técnico: Jair Ventura
Expulsão: Emerson (39-2º)
Cartões amarelos: Otávio, Nikão, Lucho (A). Joel Carli, Pimpão, Emerson, Igor Rabello, Jefferson (B).
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Público: 17.191 pagantes
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Pablo chuta. A bola bate em Carli. O Atlético pede pênalti.
4 – Sidcley cruza. Pablo cabeceia. Jefferson espalma.
10 – Pimpão toca para trás. Matheus Fernandes chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
17 – Sidcley cruza. Coutinho cabeceia ao lado.
29 – Contra-ataque. Nikão dispara e toca para Jonathan, na cara do gol. O lateral sente lesão muscular e não alcança a bola.
34 – Pablo ajeita para Eduardo Henrique, que chuta rasteiro. Jefferson segura.
48 – Bola alta para a área. Roger cabeceia. Weverton segura fácil.

Segundo tempo
20 – Nikão chega à linha de fundo e cruza. Guilherme cabeceia para fora e perde boa chance.
22 – Pimpão cruza rasteiro. Na marca do pênalti, Mateus Fernandes chuta sobre o gol.
31 – Bruno Silva cruza da direita. Guilherme chuta e Cascardo bloqueia.
34 – Nikão chuta de fora da área. Jefferson espalma. No rebote, Ederson não alcança.
46 – Bola alta para a área. Guilherme ajeita para Lucho, que demora para finalizar e é desarmado.
47 – Contra-ataque para o Botafogo. Guilherme invade a área e chuta perto, ao lado.