O técnico do Atlético Paranaense, Fabiano Soares, afirmou que o centroavante Ribamar, 20 anos e 1,84 m de altura, pode ser a solução para os problemas ofensivos da equipe. A declaração ocorreu após o empate em 0 a 0 com o Botafogo, na Arena da Baixada, na última quinta-feira. Temos um jogador de área, que é o Ribamar, que pode nos dar o gol que nos está faltando. O Atlético está depositando a ficha em bons jogadores. O Ribamar é um jogador de área que pode nos dar os gols que nos estão faltando, mas com a ajuda dos demais, declarou.

Ribamar, porém, tem um histórico de poucos gols na carreira profissional. Ele fez apenas quatro gols em competições oficiais desde que foi promovido ao profissional, no ano passado.

Seus únicos quatro gols foram pelo Botafogo, três pelo Campeonato Carioca e um pelo Brasileirão. Ele disputou 32 partidas pelo clube carioca (22 como titular). Ou seja, teve uma média de 0,1 gol por jogo.

Em julho de 2016, o atacante foi comprado pelo Munique 1860, que pagou R$ 10 milhões ao Botafogo pela aquisição do atleta. O clube alemão foi rebaixado da segunda para a terceira divisão na temporada 2016/17.

Ribamar só atuou por 60 minutos na campanha do rebaixamento, entrando nos minutos finais de quatro jogos. Não marcou gols ou fez assistências. Não foi escolhido pelo técnico ou ficou no banco em metade da competição. Na outra metade, ficou em recuperação de uma lesão.

O último gol de Ribamar foi contra o Atlético-PR, na vitória do Botafogo por 2 a 1, em 25 de maio de 2016, ou seja, há 14 meses.