A Prefeitura alerta aos comerciantes de Araucária para ficarem atentos a pessoas mal intencionadas que estão usando o nome da instituição para solicitar patrocínio e outras doações. Há relatos até de uso de ameaça para conseguir dinheiro. Além de não entregar o dinheiro solicitado, o comerciante pode acionar a Polícia Militar (190) ou a Guarda Municipal (153) que tomará as medidas cabíveis.
Somente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) tem recebido de 2 a 3 relatos por dia de comerciantes (das mais diversas atividades) procurados por golpistas. Alguns comerciantes, por desconhecimento ou medo, acabam entregando dinheiro aos golpistas. No caso do uso do nome da Secretaria do Meio Ambiente, quem pratica o golpe se apresenta como funcionário da secretaria e chega a fazer ameaças para realizar vistoria no estabelecimento comercial ou propriedade rural caso o comerciante não colabore com ele. Os relatos dão conta de que a pessoa chega sozinha ou usa de motoboy para aplicar o golpe.
A Secretaria de Municipal de Meio Ambiente destaca que sua equipe de fiscalização trabalha devidamente identificada (incluindo veículo), não cobra dinheiro e sempre visita os estabelecimentos comerciais pelo menos em dupla; nunca sozinho. Os servidores da Prefeitura não podem e não recebem dinheiro em espécie. Moradores e comerciantes podem ligar para a Prefeitura (de preferência, para a secretaria municipal relacionada ao assunto) caso desconfiem de qualquer cobrança ou notificação que recebam de supostos funcionários da Prefeitura.