O ex-senador Osmar Dias (PDT) rechaçou a ideia do deputado estadual Maurício Requião Filho (PMDB), segundo a qual ele poderia ser candidato a vice-governador no ano que vem, em uma chapa liderada pelo senador e pai do parlamentar, Roberto Requião (PMDB) concorrendo ao governo do Estado. Requião Filho alegou que os dois teriam uma ideologia programática semelhante.

Questão de ordem
Osmar lembrou que lançou sua pré-candidatura ao governo no ano passado, e que o senador é que pode apoiá-lo, como candidato à reeleição para o Senado. Minha candidatura é irreversível, garantiu o pedetista.

Baixa
Próximo de completar sete meses de mandato, a gestão do prefeito Rafael Greca (PMN) sofreu mais uma mudança de primeiro escalão. O delegado da Polícia Federal Algacir Mikalovski deixou a Secretaria Municipal da Defesa Social. Ele será substituído pelo delegado da Polícia Civil, Guilherme Rangel.

Frota
A Assembleia Legislativa promove, na próxima terça-feira, licitação para a contratação de empresa especializada para fornecimento de combustível para veículos a serviço da Administração da Casa. O preço máximo previsto no edital é de R$ 149.352,00 por um contrato de um ano.

Tanque cheio
De acordo com os anexos, são 36 mil litros de gasolina comum e 12 mil de óleo diesel. O preço previsto no edital, porém, está defasado após o aumento de impostos sobre combustíveis determinado pelo governo Temer. Por isso, o edital já prevê que o preços constantes na proposta serão reajustados conforme Índice da Agência Nacional de Petróleo – ANP.

Escarpa
Secretários municipais do Meio Ambiente dos 12 municípios que integram os limites atuais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana – na região dos Campos Gerais – foram convocados para uma reunião, amanhã, em Curitiba, pela Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Na pauta, a discussão do polêmico projeto em discussão na Casa que pretende reduzir em 68% os limites da area de preservação.

Impacto
A comissão tem buscado a posição técnica de todos os órgãos ambientais do Governo do Estado, das universidades, do movimento ambiental e agora de quem responde pela política ambiental dos municípios para embasar um parecer que represente o real impacto da possível redução da Escarpa Devoniana, explica o deputado Rasca Rodrigues (PV), relator da proposta na comissão. O projeto deve ser votado após o recesso. Uma redução drástica como a proposta, além de impactar o ambiente, provoca a diminuição de receitas das prefeituras e isto tem que ser considerado no processo, avalia o deputado.

Terreno
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) acatou denúncia sobre irregularidades na doação de imóvel da Prefeitura de São Miguel do Iguaçu (Oeste do Estado) à empresa Sociedade Estopas Estobril em 2005. A responsabilidade pela doação foi atribuída ao ex-prefeito Eli Ghellere (gestão 2005-2007). Ele e outros servidores, além do atual prefeito Claudiomiro da Costa Dutra (ex-presidente da Câmara e proprietário da empresa beneficiada), foram condenados a devolver solidariamente, o valor real do imóvel, avaliado em R$ 85 mil.