Cerca de 8 mil pessoas saboreiam, mensalmente, as delícias da Feira Noturna da Praça da Ucrânia, no bairro Champagnat. Todo esse reconhecimento da população levou o tradicional espaço gastronômico da Prefeitura a ser um dos finalistas, na categoria Melhor Comida de Rua, da segunda edição do Prêmio Top View de Gastronomia. Os vencedores do concurso da revista paranaense serão conhecidos no próximo dia 1º de agosto.

Administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), a Feira da Praça da Ucrânia reúne, todas as sextas-feiras, 37 bancas e traillers que possibilitam uma verdadeira viagem para culinária mundial. Pensou em acarajé ou sushi? Tem! Pensou em pratos peruanos, poloneses ou alemães? Tem! Pensou em pasteis, empanadas, crepes ou tapiocas? Claro que tem! A infinidade de comidinhas prontas oferecidas é impressionante e atrai uma legião de fregueses.

Só o fato de a Feira da Praça da Ucrânia ser um dos estabelecimentos finalistas já é um reconhecimento da importância deste espaço para a população. Gerações inteiras de famílias frequentam o local por conta da excelência da alimentação oferecida pelos feirantes, salienta o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi. Ele lembra, que além de pratos para degustação na hora, o local conta com bancas de hortifrutigranjeiros e de frios.

Gusi ressalta ainda que, assim como as demais 93 feiras da Prefeitura, a da Praça da Ucrânia passa periodicamente por monitoramentos da qualidade dos alimentos e serviços. O trabalho é realizado pela Gerência Técnica de Controle de Qualidade da Secretaria. Inaugurada em 1992, a Feira da Praça da Ucrânia é uma das 13 noturnas, que vendem, de terça a sexta-feira, pratos para consumo na hora, além de hortigranjeiros e frios. A Smab ainda é responsável por três feiras gastronômicas, que só reúnem comerciantes de comidinhas.

Prêmio

O Prêmio Top View de Gastronomia, promovido pela revista do Grupo RIC, tem 32 categorias. A votação é feita, inicialmente, pelo público nas redes sociais.

Definidos os três finalistas por categoria, um júri formado por críticos de gastronomia, personalidades e blogueiros escolhe os campões, que serão revelados no dia 1º de agosto em uma festa na Capela Santa Maria. Concorrem com a Feira da Praça da Ucrânia pelo título de Melhor Comida de Rua, o Au-Au e o Zaka Dog.