A Prefeitura organizou nesta quinta-feira (27/7) um evento de preparação de equipes da Regional Boqueirão para enfrentar eventuais situações de risco. A simulação, feita com um mapa da região, teve a participação das comissões da Defesa Civil da regional.

Os integrantes das comissões elaboraram um plano de ação para um alagamento fictício na Rua Dante Honório, no bairro Xaxim. Um equipe de três radioamadores ficou em um trecho da rua para informar a situação à Defesa Civil. Com base nestes dados recebidos, os integrantes das comissões definiam que tipo de serviço seria enviado ao local do alagamento (resgate médico, ambulância, carros).

Uma segunda equipe de radioamadores ficou na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que, na simulação, serviria de abrigo para as vítimas do alagamento. E um terceiro grupo permaneceu no auditório 2, da Regional Boqueirão, acompanhado de integrantes das comissões da Regional e da Defesa Civil de todo o município.

Comissões Especiais

As Comissões Especiais são divididas conforme as necessidades detectadas em situações de risco: Transporte e Comunicação, Voluntários, Segurança, Saúde, Abrigos, Depósitos e Donativos, Vistorias e Alimentação, além da equipe do subsecretário do Boqueirão.

A simulação, comandada pelo tenente Fogaça, do Corpo de Bombeiros, é fruto de uma parceria entre Defesa Civil do Estado, Defesa Civil Municipal e Regional Boqueirão.

Com esse treinamento, a população estará muito mais segura quando tiver um forte vendaval ou uma chuva torrencial, disse a assessora técnica Júlia Taniguchi. Preparar a Defesa Civil é ajudar a salvar vidas.

Segundo Júlia, a ideia da simulação surgiu no mês de junho. Uma forte chuva evidenciou alguns problemas na região, que têm sido minimizados pelos trabalhos de drenagem, disse.