A onda de picapes e SUVs no mercado brasileiro está cada vez mais alta, e as montadoras criam alternativas para abaixar o preço dos modelos. Uma delas de colocar motores de baixa cilindrada, mas isso as vezes compromete o desempenho principalmente por causa do peso. Avaliamos a Renault Oroch com o novo motor 1.6 SCe e fomos surpreendidos. O propulsor ligado a um câmbio manual de 5 velocidades dá conta de empurrar a carroceria e tem uma dirigibilidade confortável. Em relação ao motor 1.6 anterior, ele traz bloco, cabeçote, cárter e pré-cárter de alumínio, reduzindo seu peso em 30 quilos. Com 16 válvulas, possui duplo comando variável na admissão, comando por corrente metálica no lugar da correia, injetores posicionados no cabeçote, pistões e anéis revestidos com material de baixo atrito, coletor de escape integrado ao cabeçote e o sistema chamado de ESM (Energy Smart Management), com um alternador que recupera a energia cinética do motor e a envia para a bateria quando o acelerador não está pressionado. O novo motor fez bem ao desempenho da picape. A Oroch ficou mais suave de dirigir, sem as respostas ásperas e a falta de fôlego em baixas rotações do antigo motor 1.6. O ganho de potência foi de até 10 cv com etanol (120 cv contra 110 cv) e o torque máximo agora é de 16,2 mkgf a 4.000 rpm – frente aos 15,1 mkgf a 3.750 rpm. O s números de consumo registrou 9,7 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada. O comportamento da Oroch ao volante também é um pouco melhor que o do Duster, graças à suspensão traseira multilink e ao chassi reforçado nas colunas e travessas.

Em contrapartida, uma das maiores virtudes do Duster é maximizada na Oroch: o espaço interno, ampliado ainda mais graças aos 15,5 cm extras no entre-eixos da picape.
O modelo é espaçoso, O banco traseiro não é elevado, como na maioria das picapes com cabine dupla, e até pessoas de alta estatura viajam ali com espaço suficiente para as pernas e cabeça, e a versão tem bom número de equipamentos. Há ar-condicionado, direção hidráulica e acionamento elétrico de vidros e retrovisores. Não há nenhuma novidade no visual da picape e o interior é o mesmo. A caçamba tem volume apenas razoável 683 litros e leva até 650 quilos (mesma capacidade das versões a gasolina da Toro), e ainda pode ser equipada com um extensor de comprimento. A Oroch 1.6 SCe tem uma boa relação custo-benefício. Custa menos do que os principais concorrentes e oferece espaço amplo com um bom número de equipamentos.