Faltam algumas semanas para a conclusão da primeira etapa de obras na Escola Municipal Batel (antigo Colégio Estadual Dezenove de Dezembro), no Centro, mas a conclusão dos trabalhos no auditório, com 200 lugares, já garantiu o reinício das atividades da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB/Curitiba). A Escola Batel será um importante espaço descentralizado para a formação dos servidores. Além do auditório, haverá dez salas de aula.

Nossa meta é ampliar cada vez mais os espaços descentralizados para o desenvolvimento profissional dos nossos professores, isso facilita a vida dos profissionais da Educação, diz a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila. Dentre as unidades em obras, uma delas fica no Bairro Novo. Uma antiga unidade da Prefeitura que não estava sendo utilizada está sendo reformada e terá capacidade para 100 pessoas. Vai ficar confortável, especialmente para os que trabalham nas unidades da região Sul da cidade, completa. Este novo espaço para formação foi, no passado, uma Unidade de Educação Integral (UEI Paulo Freire).

Neste momento, na Escola Batel, os trabalhos se concentram na parte administrativa do Polo UAB, que terá uma entrada independente. A unidade também passará a ter um banheiro com acessibilidade (já em obras) e elevador. Os atuais banheiros da escola serão revitalizados.

Em setembro terão início os trabalhos nos laboratórios de informática. Atualmente, a escola não tem espaço para as atividades de informática. Outras etapas serão executadas depois desta.

As obras só começaram depois que a Secretaria de Estado da Educação cedeu o imóvel à Secretaria Municipal da Educação. Mas os trabalhos são feitos respeitando o horário da escola para não atrapalhar muito a rotina das crianças e dos professores e funcionários, explica o coordenador de Obras e Projetos da Secretaria da Educação, Flávio Caetano Simonato.

Professor Brandão – A Prefeitura decidiu investir mais nos prédios que estão sob a sua responsabilidade, como é o caso desta escola, e nos prédios próprios, como o da Escola Professor Brandão, no Alto da Glória.

Lá serão dois auditórios para uso compartilhado entre as atividades escolares e as de desenvolvimento profissional dos servidores da Educação. A gerência de bibliotecas, estrutura que antes estava instalada no imóvel alugado onde funcionou durante 13 anos o Centro de Formação de Professores, também será na Escola Professor Brandão.

Na Escola Professor Brandão, o antigo laboratório de informática será transformado num auditório com capacidade para 60 pessoas. Um novo laboratório será implantado para uso dos estudantes no piso superior. Duas turmas serão transferidas para outras salas que estavam disponíveis para que as salas atuais das turmas de pré sejam adaptadas para um auditório com capacidade para 100 pessoas.

A área de acesso aos auditórios terá entrada exclusiva para os participantes das atividades de formação, sem prejuízo aos estudantes da escola. Ao final das obras, a escola terá banheiros revitalizados, parte da cobertura será reformada e ganhará um parquinho.

Polo UAB – A Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB/Curitiba) integra o sistema da Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao Ministério da Educação, e oferece cursos de nível superior aos professores da rede pública e à comunidade na modalidade de ensino a distância.

As aulas do 3º período de Pedagogia começaram no último sábado (29/7). A aula inaugural do curso de Pedagogia da UFPR, na terça-feira (1/8). No próximo sábado (5/8) começa a turma de Administração Pública. No dia 18 de agosto, será a aula inaugural da Especialização em Saúde para Professores, curso da UFPR. Em Curitiba, o Polo UAB oferece oito cursos e tem parcerias com as seguintes universidades: UFPR, UEPG e Unicentro.