Até a manhã desta sexta-feira (11/8), pouco mais de 3.700 crianças haviam sido cadastradas no sistema da Secretaria Municipal da Educação, que registra meninos e meninas que não estão na rede municipal e querem fazer o pré ou o 1º ano em uma das unidades da Prefeitura em 2018. O cadastramento deve ser feito até 31 de agosto.

Os números são bons, mas pedimos às famílias que façam o quanto antes o cadastro, diz a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute. Quem não fizer dentro do prazo perde a chance de priorizar a vaga na unidade pretendida.

A expectativa da Secretaria da Educação é cadastrar pelo menos dez mil crianças até o fim do período de cadastramento.

Os núcleos podem ajudar

Os pais ou responsáveis que quiserem ajuda para identificar as escolas próximas de casa ou auxílio no momento do cadastramento podem procurar o Núcleo Regional de Ensino da sua região.

Indicar as unidades de preferência é uma etapa importante, por isso, os pais devem saber a unidade antes de preencher o formulário pelo computador. A indicação não garante a matrícula da criança naquela escola, mas o sistema prioriza as escolhidas pela família.

As crianças que já estudam na rede municipal (escolas ou CMEIs) não precisam ser cadastradas. Esta fase é exclusiva para as que frequentam unidades particulares ou aquelas que virão de outras cidades para morar em Curitiba em 2018.

As crianças que frequentam os centros de educação infantil contratados (CEI) serão cadastradas pelas unidades, mas a escolha das escolas ou CMEIs de preferência será feita pela família. Nestes casos, os CEIs estão coletando as informações junto aos pais.

Como cadastrar

Para cadastrar a criança, acesse www.cidadedoconhecimento.org.br , clique no banner do cadastro escolar, informando os dados do responsável, da criança, endereço da família e indique as unidades de preferência.

Depois de cadastrar a criança, basta imprimir o comprovante e aguardar as próximas etapas. O resultado do cadastramento será divulgado em 16 de outubro.

Sabendo onde a criança foi cadastrada, os responsáveis devem levar a documentação na unidade, entre os dias 16 e 20 de outubro. Os documentos são as cópias da carteira de identidade do responsável, certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e carteira de vacinação (para crianças do pré).

As trocas de unidades poderão ser feitas de 7 a 9 de novembro nos núcleos regionais. 

Quem não fizer o cadastramento dentro do prazo, poderá realiza-lo a partir de 4 de dezembro nos núcleos regionais de ensino.

 

Telefone dos Núcleos Regionais de Ensino:

Bairro Novo – 3298.6140

Boa Vista – 3313.5714

Boqueirão – 3313.5544

Cajuru – 3361.2357

CIC – 3327.2580

Matriz – 3313.5842

Pinheirinho – 3313.5444

Portão – 3350.3904

Santa Felicidade – 3372.3332

Tatuquara – 3348.5369