A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros apresentaram à comunidade do Sítio Cercado atividades educativas, apresentação de grupos musicais e exposição de materiais, viaturas e acessórios utilizados na atividade operacional nos seis dias do Mutirão da Cidadania na Região Sul de Curitiba. Mais de 50 mil cidadãos estiveram no evento e puderam aproveitar os serviços públicos gratuitos ofertados. O evento foi encerrado na tarde deste sábado (12/08) com a presença do governador Beto Richa.

Trouxemos para o evento quase 140 serviços gratuitos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, foram 35 mil atendimentos e 50 mil pessoas que passaram pelo Mutirão, um sucesso absoluto nesse projeto piloto que vamos estender para todas as 10 Regionais da nossa Capital com apresentações culturais e artísticas, falou o governador Beto Richa.

Para o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, o evento proporcionou a aproximação da corporação com a sociedade local com maior policiamento e atividades lúdicas com a Banda de Música da PM, Banda do Proerd e outras ações educativas. É um momento que coroa o aniversário da Polícia Militar do Paraná na sua semana, mais de 50 mil pessoas que puderam presenciar a atuação muito forte da Polícia Militar, uma intensificação nas ações de segurança pública, um verdadeiro processo de integração com a comunidade, destacou.

Centenas de pessoas estiveram no último dia do Mutirão e aproveitaram para conhecer de perto um pouco da atuação de cada unidade especializada da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Os estandes ficaram lotados de jovens e crianças que fizeram fotos e conversaram com os militares estaduais.

A exposição contou com a participação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e do 1º Grupamento de Bombeiros (1º GB). Também houve apoio de uma equipe da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) com a Plataforma de Observação Elevada (POE), atraindo a curiosidade de várias crianças.

O palco brilhou com a apresentação da Banda do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que trouxe canções conhecidas do público com informações sobre a conscientização a cerca do consumo de drogas e substâncias ilícitas. Também houve apresentações da Banda de Música da PM, com o repertório Clássicos Infantis, que encantou milhares de espectadores no Teatro Guaíra no início do mês.

Além da PM, atuaram no Mutirão da Cidadania a Secretaria de Saúde; o Instituto de Identificação do Paraná; a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe); o Cope; o Tigre; o Centro de Antitóxicos Prevenção e Educação da Denarc; a Secretaria de Família e Desenvolvimento Social; a Secretaria de Educação; o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania; o Departamento Estadual do Trabalho; o Procon; o Departamento de Trânsito; a Copel; a Sanepar; a Secretaria da Fazenda; o Fomento Paraná; a Secretaria de Cultura; a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); e o ITCG.