A Equipe de Negociação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) atendeu duas ocorrências envolvendo suicidas no Bacacheri, em Curitiba, e em Campina Grande do Sul nos últimos dois dias. Em ambas as situações, os envolvidos foram demovidos da ideia de tirar a própria vida e foram amparados pelos militares estaduais, sendo encaminhados posteriormente para avaliação médica e psiquiátrica.

A primeira situação foi na noite de quarta-feira (09/08) quando os negociadores do BOPE, juntamente com a equipe tática do Comandos e Operações Especiais (COE), foram acionados por meio do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) de que havia um homem, de 52 anos, armado com uma faca que tentava contra a própria vida em Campina Grnde do Sul. Segundo o Comandante da Equipe de Negociação, capitão Cleverson Rodrigues Machado, o idoso tentou se cortar várias vezes.

O negociador percebeu a aproximação do homem e rapidamente integrantes do COE conseguiram abordá-lo e retirar a arma branca, sem causar ferimentos, disse. O idoso foi atendido no local e encaminhado ao Hospital Angelina Caron para os devidos procedimentos.

Já na noite de sexta-feira (11/08), outro acionamento apontava que um homem estaria armado e atirado contra a calçada próximo ao Aeroporto do Bacacheri, e ameaçando tirar a própria vida. Por volta de 22 horas as equipes especializadas foram convocadas e ao chegar no local, integrantes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 20º Batalhão de Polícia Militar (20ª BPM) tinham feito a primeira intervenção.

A negociação durou quase seis horas, mas conseguimos demove-lo da ideia de tirar a própria vida e deixou-se ser amparado pelos policiais militares, recebendo uma nova oportunidade de vida. Ele foi atendido no local e depois levado para uma unidade hospitalar, explicou o capitão Cleverson.

Uma pistola de calibre 635 foi apreendida no local e encaminhada aos órgãos competentes, os quais avaliarão a situação do disparo e porte ilegal de arma de fogo.