Curitiba tem 63.036 candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. No final de semana acontece a capacitação dos coordenadores municipais que atuarão nas provas no Paraná.

O Paraná tem 287.828 inscritos para o Enem, o que representa 4,28% do total de participantes confirmados: 6.731.203. No estado, haverá aplicação em 88 cidades. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 11 de novembro.

Os 93 coordenadores municipais do Enem 2017 no Paraná foram capacitados neste sábado, pelo consórcio aplicador e representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A capacitação aconrteceu em Curitiba.

Durante a capacitação, com duração de oito horas, os coordenadores municipais assistiram a um vídeo de preparação e realizaram exercícios. Eles também precisam concluir, até a véspera do Exame, uma capacitação a distância de 20 horas de duração.

As capacitações do Enem apresentam todo o procedimento de logística e aplicação do Exame, com várias novidades em 2017, como a aplicação em dois domingos consecutivos, o encerramento da aplicação para sabatistas e a estreia das provas personalizadas com nome e número de inscrição do participante. Há também um novo recurso de acessibilidade, a vídeo prova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Livros didáticos

A Secretaria de Estado da Educação começa hoje a escolha do livro didático do ensino médio para o próximo triênio (2018 a 2020). O processo será realizado no sistema PDDE-Interativo até dia 4 de setembro e permite que os professores trabalhem com um material didático escolhido de maneira democrática.