Começa nesta quinta-feira (24) e vai até domingo (27) a 15ª edição da UFPR: Cursos e Profissões, uma das maiores feiras do gênero no País. Mais de 100 mil pessoas são esperadas durante os quatro dias do evento, que apresenta os 90 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de auxiliar os estudantes de ensino médio na escolha profissional, de forma a tornar o ingresso na instituição mais consciente e reduzir a evasão.

A feira acontecerá no complexo da UFPR em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. A entrada é gratuita. Nos dois primeiros dias (quinta e sexta-feira) a visitação estará aberta apenas para grupos de escolas que fizeram o agendamento prévio, já encerrado. No sábado e domingo,  a feira receberá o público em geral.

 

A feira

Com o slogan Uma feira de ideias para o seu futuro, a feira terá estandes de 90 cursos de graduação oferecidos pela UFPR. Alunos e professores estarão à disposição dos visitantes para conversar sobre os cursos e o mercado de trabalho.

Ao longo de toda a mostra ainda haverá palestras sobre diversos cursos, distribuídas em cinco salas e um auditório. A grade completa de palestras está disponível no site da feira: www.feiradecursos.ufpr.br/.

Também haverá espaços reservados para apresentação de serviços da UFPR, como o Núcleo de Concursos, que terá um estande para tirar dúvidas sobre a inscrição para o vestibular 2017/2018. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) vai montar pela primeira vez uma sala especial para recepcionar professores do ensino básico e informar sobre os cursos que a UFPR oferece para a categoria.

As empresas juniores, a Editora UFPR e o Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin), entre outras unidades da UFPR, também terão estandes próprios.

 

 Infraestrutura

Pelo segundo ano, a UFPR: Cursos e Profissões acontece na cidade de Piraquara, região Metropolitana de Curitiba, no complexo da UFPR localizado na Rodovia João Leopoldo Jacomel, 4015, Jardim Primavera.

Para chegar ao local, alunos e servidores da universidade podem usar a linha Intercampi. O público em geral deve utilizar as linhas oferecidas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). As orientações sobre linhas de ônibus podem ser conferidas no site da feira. Para aqueles que preferirem ir de carro, o complexo oferece estacionamento gratuito.

O evento terá, ainda, praça de alimentação com seis opções de estabelecimentos que servirão salgados, doces e cafés.

 

Evento de sucesso

A UFPR: Cursos e Profissões é o maior evento da universidade. A primeira edição, em 2013, recebeu 25 mil pessoas. Desde então, o público só cresceu. No ano passado, foram 95 mil visitantes. E este ano a previsão é que o público ultrapasse 100 mil pessoas.

A feira  ganhou fama nacional e a cada ano aumenta o número de participantes de outros estados. Em 2016, participaram alunos de São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o número de estados deve aumentar em 2017.

 

UFPR: Cursos e Profissões – Uma feira de ideias para o seu futuro

Período: de 24 a 27 de agosto

Visitação:

dias 24 e 25, das 9 às 18 horas, só para escolas que fizeram agendamento prévio

dias 26 e 27, das 9 às 16 horas, aberta ao público em geral)

Entrada franca

Local: complexo da UFPR em Piraquara – Rodovia João Leopoldo Jacomel, 4015, Jardim Primavera

Estacionamento gratuito no local

Programação e mapa do local: www.feiradecursos.ufpr.br