Você já ouviu falar de uma moeda virtual que, de acordo com o câmbio atual, equivale cerca de R$13.921,55 (cotação de 16/08/207) por unidade? Estamos falando do bitcoin, que surgiu em 2008 para eliminar a intermediação bancária entre negociações e chega em 2017 reconhecida globalmente, sendo aceita no varejo de diversos países, inclusive aqui no Brasil.

Em Curitiba, a Tartuferia San Paolo – recém inaugurada na Praça da Espanha – é o primeiro restaurante da cidade – e a primeira franquia gastronômica do país – a aderir a nova tecnologia. Até agosto deste ano, os clientes pagavam suas refeições e compravam artigos do empório usando dinheiro ou cartão. Agora, os entusiastas da alta tecnologia já podem usar a moeda virtual. A nova aposta vai de encontro com o DNA ousado da marca, que investe em um cardápio todo baseado em produtos feitos com trufas, além da iguaria fresca, laminada na frente do cliente sobre o prato principal.

Gaby Schroeder, sócia gerente do restaurante, explica que a novidade já está tendo uma boa adesão. Apostamos nisso para trazer ainda mais praticidade aos clientes e agilidade no pagamento. E, felizmente, estamos tendo um ótimo retorno. Os clientes estão gostando pois é um sistema de pagamento fácil, mesmo que ainda muito novo aqui no país, explica.

 

Como funciona?

A Tartuferia utiliza a tecnologia PoS CoinWISE. A solução é análoga às maquinas ou softwares de cartão de crédito, mas aceita bitcoins como pagamento. Sem a necessidade de um equipamento específico, a plataforma pode ser instalada em qualquer navegador, seja em smartphones ou computadores, sendo o único instrumento que o estabelecimento precisa para utilizá-la. Ao implementar a solução, o restaurante pode optar por receber o valor do pagamento em reais ou em bitcoins. Em comparação às soluções que já existem para recebimento do pagamento com cartão de crédito, a solução possui um valor de taxas inferior aos tradicionais e tem sido uma ótima opção para nós empresários, explica a sócia do restaurante Gaby Schroeder.

O funcionamento é simples. O restaurante abre o aplicativo e o usuário digita o valor da conta em reais. O aplicativo calcula automaticamente o equivalente em bitcoins e o QR-Code referente àquela transação é apresentado ao cliente, que abre sua carteira bitcoins e transfere o valor, escaneando o código. O PoS exibe uma mensagem confirmando que detectou o envio do pagamento. “Nossa ideia com o PoS CoinWISE é tornar bitcoin uma forma de pagamento tão corriqueira quanto qualquer outra, e com isso impulsionar ainda mais sua vocação natural de ‘moeda global'” – Marco Carnut, CEO da CoinWISR