O Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná está promovendo uma série de atividades para o 2º Dia Nacional de Lançamento de Minifoguetes da UFPR. O evento acontece nos dias 7 e 8 de outubro no Centro Politécnico e é aberto à comunidade.

Dentre as atividades, será realizada uma oficina para montagem de um minifoguete de baixo custo; minicurso sobre esse tipo de foguete; exposição de peças e lançamentos de minifoguetes. Além de popularizar os minifoguetes e o espaçomodelismo / foguetemodelismo, a festividade marca os 60 anos do lançamento do Sputnik 1, realizado em 4 de outubro de 1957.

Divulgar a Associação Brasileira de Minifoguetes (BAR), as equipes e grupos de foguetes brasileiros, o V Festival Brasileiro de Minifoguetes (2018) e o Programa Espacial Brasileiro são objetivos do evento que terá atividades simultâneas em diversas cidades brasileiras.

Para participar, os interessados devem se inscrever no site, preferencialmente, no dia 24 de setembro. É solicitada uma doação em dinheiro que será utilizada na execução das atividades de pesquisa, ensino e extensão do GFCS.

No dia 7 de outubro das 8h às 9h, acontece uma oficina que tem o intuito de auxiliar os participantes a montarem um minifoguete básico de baixo custo (menos de R$2,00) a partir de seus componentes e utilizando um motor de fogos de artifício. O minifoguete construído será lançado no final da oficina. Serão disponibilizadas 50 vagas e para participar não é necessário qualquer conhecimento prévio.

Em seguida no mesmo dia, das 9h30 às 11h, haverá um minicurso no qual serão explicados os conceitos básicos sobre minifoguetes, aerodinâmica, propulsão, estabilidade e trajetória. Além disso, o curso abordará o Programa Espacial Brasileiro, a Associação Brasileira de Minifoguetes, o Festival Brasileiro de Minifoguetes e esclarecerá dúvidas sobre Astronáutica. Serão ofertadas 50 vagas.

No período da tarde, das 14h às 17h, a atração é o lançamento de minifoguetes. Serão lançados os minifoguetes do GFCS e de outros grupos de foguetes de Curitiba, além dos montados durante a oficina. O limite dessa atividade é para 200 espectadores. Em caso de chuva ou vento forte, os lançamentos serão transferidos para o dia 12 de outubro, situação a ser avisada aos inscritos por e-mail.

Já a exposição de minifoguetes acontece no dia 8 de outubro, das 9h às 16h. A atividade vai proporcionar uma visita guiada ao Laboratório de Atividades Espaciais (LAE) da UFPR, na qual os participantes terão a oportunidade de ver diversos tipos de minifoguetes, motores e acessórios. São quatro horários disponíveis que devem ser escolhidos no momento da inscrição.

Os interessados podem se inscrever em quantas atividades desejarem. Esclarecimentos adicionais devem ser feitos por meio do e-mail [email protected]

 

2º Dia Nacional de Lançamento de Minifoguetes da UFPR

Data: 7 e 8 de outubro

Local: Centro Politécnico

Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 – Jardim das Américas

Inscrições: http://www.foguete.ufpr.br/

Informações: [email protected]