O centroavante Alemão, do Paraná Clube, já marcou seis gols na Série B de 2017. Ele precisou apenas de 11 jogos (nove como titular e dois como substituto) para atingir essa marca e virar o vice-artilheiro do time na competição. Só fica atrás do meia Renatinho, que tem sete gols em 19 partidas disputadas.

A média de gols por jogo de Alemão é de 0,54, a quinta melhor da Série B. Lideram essa lista Nicolas Careca (Figueirense) e Vítor (Santa Cruz), que só marcaram um gol, mas também disputaram apenas uma partida na competição. Em terceiro da lista está o centroavante Jonatas Belusso, com 0,65 de média (11 gols em 17 jogos pelo Londrina), que hoje está no Al-Shabab, da Arábia Saudita. O quarto colocado é Leandro Damião (Inter), com 0,55 (três gols em cinco jogos).

A marca mais impressionante de Alemão, porém, não é na média por jogo, mas sim na média por tempo em campo. Na Série B, Alemão fez um gol a cada 133 minutos no gramado. Com isso, supera o artilheiro da competição, Belusso, que fez um gol a cada 136 minutos. O atacante ex-Londrina divive a artilharia com Tiago Marques, do Juventude, que fez 11 gols em 21 jogos (média de 0,52 por partida e média de um gol a cada 167 minutos).

O meia Renatinho, do Paraná, tem média de um gol a cada 204 minutos em campo.