Um novo golpe tem se espalhado pelo WhatsApp oferecendo pacote de dados móveis para quem disponibilizar alguns dados. Segundo a empresa de segurança Psafe, o link malicioso espalhado pelo app de mensagens já foi acessado mais de 20 mil vezes. O golpe funciona da seguinte forma: o usuário recebe um link informando que ele ganhou um pacote 4G de internet. Ao clicar no link, são solicitados alguns dados, como nome, número de celular e operadora.

Na sequência, eles ainda induzem que as vítimas indiquem o contato de outras dez pessoas. Neste processo, é solicitado novamente o número de telefone que vai ser usado para cadastrar a linha em um serviço da SMS pago — que efetuará cobranças indevidas na conta do usuário. Os golpistas ainda tentarão induzir a vítima a baixar o app malicioso, que pode tornar o aparelho vulnerável a ataques financeiros.

Neste tipo de ataque de engenharia social (quanto cibercriminosos tentam ludibriar vítimas com grandes benefícios), é importante que os usuários não cliquem em quaisquer links que receberem. Além disso, é recomendado ter algum software antivírus para smartphones.


Aplicativo

Olha o gás
Nem mesmo o caminhão do gás resistiu ao apelos tecnológicos. A Supergasbras, empresa do Grupo SHV Energy lançou na região metropolitana de Curitiba um aplicativo para pedido de botijão de 13kg de Gás LP. Mais de 40 revendedores da Supergasbras já estão cadastrados nos municípios da Grande Curitiba. O app está disponível para ser baixado nos sistemas operacionais Android e iOS na página da companhia e naas lojas Play Store.


BIzarrice

Levitador –  Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, disponibilizaram o projeto para a construção de um equipamento de levitação – um equipamento que consegue manter no ar objetos pequenos, que podem ir de pedras a seres vivos, como insetos.