O Atlético Paranaense venceu por 3 a 1 o Fluminense, nesse domingo (dia 17) à tarde, na Arena da Baixada, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, ficou em 8º lugar, com 34 pontos – três pontos abaixo do G6. A equipe carioca está na 11ª colocação, com 31 pontos.

O desempenho do Furacão confirmou a ascensão ofensiva do time, que vem mostrando grande poder de fogo nas últimas partidas. No Atletiba, empatou em 1 a 1, mas dominou o jogo e colocou quatro bolas na trave do adversário. Contra Flu, novamente uma atuação de destaque. Ao fim de 90 minutos, o Atlético somou 15 finalizações (8 certas), 54% de posse de bola, 92% de eficiência nos passes e 5 escanteios. O Flu teve 9 arremates (2 certos), 46% de posse de bola, 90% de eficiência nos passes e 3 escanteios. Os dados são do Footstats.

A ascensão ofensiva do Atlético começou em agosto, com as goleadas sobre Bahia e Avaí e com a grande atuação contra o Santos, pela Libertadores.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

Clique aqui para ver a classificação do Brasileirão no site Srgoool.

ARTILHEIRO
O meia-atacante Felipe Gedoz fez o primeiro gol do Atlético no jogo e agora divide a artilharia do time na temporada, com sete gols em 20 jogos. Ele está empatado com Nikão, que tem sete gols em 42 partidas. O segundo gol da partida foi do centroavante Ribamar, que soma agora dois gols em oito jogos pelo clube em 2017. O terceiro foi do lateral Jonathan, que tem dois gols em 31 partidas.

TÉCNICOS
Foi o 14º jogo do técnico Fabiano Soares à frente do Atlético. Ele soma 5 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

ARBITRAGEM
No 1º minuto do 2º tempo, Ribamar sofreu pênalti, cometido por Frazan, mas o árbitro marcou falta fora da área. Aos 8 do 2º, o Flu reclamou de toque de mão de Wanderson dentro da área. A imagem da TV não mostra a irregularidade.

ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha Guilherme (suspenso), além de Paulo André e Lucas Fernandes (ambos lesionados). Fabiano Soares manteve o esquema tático de sempre, o 4-2-3-1. Os três meias ofensivos eram Nikão (direita), Pablo (centro) e Gedoz (esquerda).

No Fluminense, os desfalques eram Lucas, Robinho, Orejuela, Henrique, Renato Chaves, Luis Fernando, Marquinho, Marquinhos Calazans, Pierre e Gum. O time carioca também usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético foi dono do primeiro tempo. Controlou o meio-campo e criou boas chances com a qualidade de Gedoz e Nikão. Os avanços de Jonathan pela direita e a boa movimetnação de Pablo também ajudaram no setor ofensivo. O Furacão só não abriu o placar porque pecou nas finalizações – Nikão e Ribamar desperdiçaram as três melhores chances. O Flu ficou recuado e tentou alguns contra-ataques, mas pouco perigosos. Mesmo assim, o time carioca fez 1 a 0 aos 46. Scarpa bateu escanteio e Henrique Dourado completou na segunda trave. Weverton e Wanderson falharam no lance.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saiu Lucho e entrou Rossetto. O esquema seguiu o mesmo. O Flu saiu mais para o jogo e a partida ficou equilibrada no meio-campo. No entanto, o Furacão era mais criativo no setor ofensivo. O empate atleticano veio aos 10. Nikão sofreu falta perto da área. Gedoz cobrou e fez 1 a 1. Aos 16, troca de mais: saiu Pablo e entrou Matheus Anjos. Aos 22, troca na ponta: saiu Gedoz e entrou Sidcley. Aos 34, Matheus Anjos e Sidcley fizeram a jogada para o gol de Ribamar: 2 a 1. O terceiro veio aos 45, com cruzamento de Rossetto, rebote da defesa e belo chute de Jonathan.

ATLÉTICO-PR 3 x 1 FLUMINENSE
Atlético: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Fabrício; Pavez, Lucho (Rossetto), Nikão, Pablo (Matheus Anjos) e Gedoz (Sidcley); Ribamar. Técnico: Fabiano Soares
Fluminense: Júlio César; Mateus Norton, Nogueira, Frazan e Marlon; Marlon Freitas, Richard (Renato Silva), Wendel, Gustavo Scarpa e Wellington Silva (Peu); Henrique Dourado (Marcos Dourado). Técnico: Abel Braga
Cartões amarelos: Wendel, Marlon (F). Fabrício, Lucho, Thiago Heleno (A).
Gols: Henrique Dourado (46-1º), Gedoz (10-2º), Ribamar (34-2º) e Jonathan (45-2º)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 13.404 (total)
Renda: R$ 206.492,50
Local: Arena

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Gedoz lança. A zaga tira mal. Pablo pega o rebote e cruza rasteiro. Ribamar chuta. A zaga bloqueia.
14 – Lucho lança. Nikão entra livre na área e chuta. O goleiro salva. Impedimento marcado.
16 – Pablo coloca Nikão na cara do gol, mas ele chuta para fora e perde grande chance.
21 – Ribamar dribla um na ponta-direita, avança e cruza. A bola desvia no zagueiro e bate no travessão.
39 – Nikão cobra escanteio. Lucho cabeceia no alto. O goleiro segura.
42 – Nikão lança. Gedoz entra nas costas da defesa e cabeceia ao lado.
46 – Gol do Flu. Scarpa bate escanteio na segunda trave. Weverton não corta. Henrique Dourado ganha de Wanderson e cabeceia.

Segundo tempo
1 – Ribamar sofre pênalti de Frazan, mas o árbitro marca falta fora da área.
10 – Gol do Flu. Falta frontal. Gedoz cobra. A bola desvia na barreira e entra quase no centro.
12 – Scarpa chuta de fora da área e acerta o ângulo. Weverton espalma.
16 – Contra-ataque. Gedoz dribla um na área e cruza rasteiro. Ribamar quase alcança.
34 – Gol do Atlético. Matheus Anjos toca para Sidcley, na área. Ele gira e dá belo passe para Ribamar, que chuta no cantinho.
36 – Marlon Freitas chuta da meia-lua. A bola passa perto, ao lado.
45 – Gol do Atlético. Jonathan começa a jogada. Rossetto cruza rasteiro. A zaga tira mal. Jonathan pega o rebote e chuta no canto.