Lavar os cabelos durante o banho já faz parte da nossa higiene pessoal, e todos nós já estamos acostumados a seguir a própria rotina, limpando-os todos os dias, dia sim e dia não ou apenas poucas vezes por semana. Cada cabelo possui um ritmo e necessidades diferentes, por isso, é preciso identificar qual é o tipo dos seus fios para saber quais são os produtos mais indicados.

Além de promover a limpeza dos fios, a lavagem também é a grande responsável por repor os nutrientes perdidos pelos fios, tornando-os mais sedosos, macios e brilhantes. Se você deseja ter cabelos mais saudáveis, mas não sabe qual é o melhor shampoo, veja abaixo como escolher o ideal para o seu tipo de fio!

 

Cabelos oleosos

Alguns cabelos produzem oleosidade excessiva, fazendo com que o fio ganhe um aspecto mais engordurado e pouco maleável. Para controlar esse efeito, a dica é apostar em shampoos que possuem pH neutro. Você pode consultar essa informação facilmente na própria embalagem do produto. Essa propriedade do shampoo neutraliza o excesso de óleo produzido pelo couro cabeludo e garante a saúde dos fios.

Como os cabelos oleosos tendem a ser lavados muitas vezes por semana, outra dica é apostar em shampoos nutritivos, que possuem aminoácidos e proteínas em sua composição, para que o grande número de lavagens não agrida muito a fibra do cabelo.

 

Cabelos secos

Os cabelos secos são, naturalmente, mais porosos, fazendo com que os nutrientes sejam perdidos muito facilmente e que o fio se torne ressecado. Para driblar esse efeito, é preciso investir em shampoos com pH mais ácido, pois essa acidez ajuda a manter as cutículas capilares fechadas, fazendo com que o fio se torne mais macio e maleável.

Você também pode apostar em shampoos que possuem ingredientes baseados em óleos vegetais, como óleo de argan, de coco, karité e outros.

 

Cabelos crespos

Os cabelos crespos possuem fios muito fracos, por isso, necessitam de produtos e cuidados especiais. Os shampoos mais indicados são aqueles bem leves, que possuem em sua composição ingredientes como silicones e manteigas vegetais. Esses componentes, além de protegerem a fibra capilar, também facilitam na hora de pentear, evitando que os fios se quebrem.

Cabelos cacheados

Os cabelos cacheados tendem a ser oleosos na raiz e mais secos nas pontas, uma vez que o sebo produzido no couro cabeludo possui dificuldade de se espalhar por todo o fio. Portanto, a dica é usar o shampoo apenas na raiz, promovendo a limpeza, e deixar que a espuma limpe o restante do comprimento sem agredir a fibra capilar. O melhor shampoo, nesse caso, é o que vai de encontro com o estilo do seu cabelo: se você deseja deixá-lo bem definido e com cachos soltos, a dica é apostar em produtos que possuam aminoácidos na composição. Se o seu objetivo é reduzir o volume, invista nos shampoos que possuem silicones relaxantes.

 

Cabelos lisos

Cabelos lisos, normalmente, apresentam maior índice de oleosidade em toda a extensão dos fios e, em alguns casos, possuem uma característica mista, com raiz oleosa e pontas secas. Por isso, o uso de shampoos específicos para lisos perfeitos são essenciais para tratar esses tipos de fios de forma adequada, além de garantir o alinhamento e o controle de volume.

 

Cabelos com química e alisamentos

Os cabelos que passaram por algum processo químico, como alisamentos ou tinturas, também necessitam de uma atenção especial para a escolha do shampoo, uma vez que esses tratamentos danificam muito a fibra capilar. Os produtos indicados para esses fios precisam ter ceramidas para fortalecer a estrutura do cabelo e também pantenol para amenizar o impacto das químicas na pele sensível do couro cabeludo.