A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de hoje a 19 de novembro, a exposição Farnese de Andrade – Arqueologia Existencial. A mostra reúne um conjunto de obras pertencentes a coleções particulares e dos herdeiros do artista, mapeando sua produção ao longo dos anos 1970, 1980 e 1990. A exposição revela a linguagem única e singular do artista, mostrando sua personalidade e trajetória fundida com as fases de sua obra. Na noite da abertura, dia 19 de setembro, o curador Marcus de Lontra Costa estará presente. A mostra prevê recursos de cor, som e iluminação para acentuar as características dos trabalhos e proporcionar ao público um clima lúdico e intenso.

Farnese de Andrade (1926-1996) é considerado um dos mais expressivos artistas de sua geração. A exposição na Caixa Cultural propõe o resgate de sua memória através de uma mostra abrangente e relevante. O artista contribuiu de forma decisiva para a história da arte brasileira e agrega valores internacionais na construção das questões vanguardistas do século XX.
Com uma produção ininterrupta participou de diversas bienais no Brasil e no exterior e suas obras hoje são disputadas entre grandes colecionadores. Além de obras, a mostra apresentará o filme ‘Farnese’ (1970) do cineasta Olívio Tavares e Araújo – premiado como melhor curta-metragem no Festival de Brasília, em 1971, e único filme latino-americano selecionado no Festival de Cannes, em 1972. Também será exibido um vídeo contendo uma entrevista com o curador Marcus Lontra e textos/poemas que ajudam a elucidar a trajetória e os fundamentos artísticos de Farnese de Andrade.

Serviço
Artes Visuais: Farnese de Andrade – Arqueologia Existencial
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galerias Mezanino e Térreo – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Abertura: 19 de setembro (terça-feira), às 19h
Visitação: 20 de setembro a 19 de novembro de 2017
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Ingressos: entrada franca
Classificação etária: livre para todos os públicos