O inverno quente e seco vai terminando. A estação atípica em 2017 também fez antecipar o uso dos aparelhos de ar-condicionado e os umidificadores de ar. Mas estes equipamentos merecem cuidados. Segundo o otorrinolaringologista da Otorrinos Curitiba, Vinicius Ribas Fonseca, é importante observar a higienização dos aparelhos para que eles não comprometam a saúde.
Com a baixa umidade do ar e o calor intenso fora de época, os ares-condicionados e umidificadores costumam ser a solução. Mas se os filtros do ar-condicionado não forem trocados, podem causar dissipação de poeira, pólens e ácaros. Por isso, é muito importante a manutenção preventiva com a troca dos filtros, ressalta o especialista.
A baixa umidade do ar promove um ressecamento da mucosa respiratória, o que a torna mais suscetível à inflamação. Além disso, pode haver o aumento da frequência de coriza, sangramento nasal, tosse, chio no peito e pneumonias.
Em relação aos umidificadores, uma dica importante é não deixá-los ligados durante muito tempo. É importante lembrar que o ambiente não deve ficar úmido demais, pois isso favorece o crescimento de fungos, bactérias e ácaros. Por isso, orientamos que os umidificadores não fiquem ligados durante a noite inteira, por exemplo, alerta.

Outras dicas
Uso de soro fisiológico
ave as narinas com soro fisiológico, pois ele limpa e umidifica, além de estabilizar o pH da mucosa nasal e a diminuir o desconforto no nariz

Beba bastante água
a água atua no transporte e absorção de nutrientes, auxilia no emagrecimento, melhora a pele e as funções renais

Casa sempre limpa
deixe o ambiente ventilado e evite produtos de limpeza com odor forte. Quando for limpar a casa, utilize pano úmido para que a poeira fique no pano e não no ar